Santo Expedito sedia novena e almeja tornar-se referência

    2ª edição de evento visa exaltar santo das causas impossíveis

    337
    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    Localizada no São Conrado, a Igreja de Santo Expedito sedia novena, neste mês, por ocasião do dia do padroeiro, a ser comemorado no próximo dia 19. O período de rezas tem início na segunda-feira, 17, e segue até o dia 25.

       Conforme explicou o padre Edvilson de Godoy, pároco da Igreja Sagrada Família, o evento religioso tem dois propósitos: o primeiro, exaltar a figura de santo Expedito, conhecido como santo das causas urgentes; o segundo, propagar a igreja inaugurada recentemente e com capacidade para 500 pessoas.

     A construção é fruto de trabalho que somou corrente voluntária sob coordenação de João França (já falecido). “É uma igreja bonita, que acomoda bem o público e que pretende tornar-se referência”, enfatizou o religioso.

    Segundo o padre, a meta da Igreja Católica é transformar o local em um centro de peregrinação. “Santo Expedito tem muitos devotos no país. Em São Paulo, por exemplo, a igreja dele tem muita procura, em função da devoção. Nós queremos que o templo de Tatuí tenha a mesma atenção”, destacou.

    Como forma de divulgar o trabalho – e o padroeiro –, a paróquia promove programações especiais. A próxima é a novena, que está na segunda edição. Ela prevê celebrações de missas com nove párocos do município. “Cada um falará de um tema diferente, mas relacionado ao santo”, contou Godoy.

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec

    De acordo com o padre, os assuntos escolhidos para a novena estão presentes na “realidade social das famílias”. “Eles abrangem desemprego, os vícios pelas drogas e outros mais, até porque santo Expedito cuida das causas urgentes”.

    “Então, cada dia nós estaremos pedindo uma graça diferente, uma intercessão para que as pessoas consigam superar as dificuldades”, completou.

    A novena abordará o emprego para os desempregados (dia 17); a união da família (18); o bom êxito nos negócios (19); a libertação das dependências (20); a saúde, com pedido de cura aos doentes (21); a libertação das mágoas e culpas do passado (22); o direito dos pobres – pedido contra as injustiças (23); a vitória sobre o mal e a perseguição (24); e será encerrada com missa tratando de cuidado com a natureza (25).

    Todas as celebrações têm início programado para as 19h30, com duração de uma hora e meia. Elas serão seguidas por atividade de confraternização, com venda de comes e bebes. A comercialização será feita em barraca de salgados.

    A Igreja de Santo Expedito está localizada na rua Benedito Jacob Hessel, sem número. Ela é ligada à Paróquia Sagrada Família e oferece, para a comunidade do bairro e do entorno, missas semanais aos sábados, também a partir das 19h30.

    O templo é frequentado por, aproximadamente, cem fieis, muitos dos quais colaboradores da construção. “As pessoas da cidade ajudaram, mensalmente, com R$ 25 por cinco anos – que foi o tempo da construção”, informou o padre.

    A novena deste mês deve atrair mais de 200 pessoas por noite. Além de participar das missas, o público será convidado a frequentar o tempo que realiza, todo dia 19 de cada mês, no horário das 19h30, celebração especial ao padroeiro.

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec