Santa Cruz FC realiza exposição em comemoração aos 95 anos do clube

Exposição apresentará a história do Santa Cruz por meio de registros fotográficos (foto: divulgação)
Da redação

O Centro Cultural (antigo Alvorada Clube), equipamento da prefeitura, recebe a partir de sexta-feira, 24, a exposição fotográfica “Santa Cruz Futebol Clube 95 anos”, sob curadoria de Thonny Guedes.

O evento é realizado pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com a diretoria do Santa Cruz Futebol Clube. A abertura acontece a partir das 19h.

A exposição apresentará a história do Santa Cruz Futebol Clube ao longo de seus 95 anos, por meio de registros fotográficos pertencentes ao acervo do clube esportivo – que, atualmente, tem como presidente Marcos Fernandes de Lima (Lombriga).

A mostra terá entrada gratuita e acontece até 28 de janeiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h, no espaço de exposições do Centro Cultural de Tatuí, à praça Martinho Guedes, 12 (Praça da Santa).

Santa Cruz

O clube tatuiano Santa Cruz FC foi fundado no dia 25 de janeiro de 1925 e é o clube esportivo mais antigo da cidade ainda ativo. Também é o quinto mais antigo da história, atrás apenas do Sport Clube Tatuhyense, Tatuhy Foot Ball Club (ambos de 1907), do Operário Futebol Clube (1910) e da Associação Atlética Pindorama (1921), que estão extintos.

Nascido como Associação Atlética Tatuhyense, em 28 de janeiro de 1923, foi rebatizado como Santa Cruz Futebol Clube dois anos depois. Essa nova equipe formou, com o Operário FC e a AA Pindorama, o primeiro “trio de ferro”, na década de 20, e, no início da década de 30, foi somada a AA XI de Agosto, formando os “quatro grandes de Tatuí”.

Em meados dos anos 30, surgiu o Esporte Clube Camelo, que logo passou a chamar-se Esporte Clube São Martinho. Com a extinção do Operário e do Pindorama, formou-se então o segundo “trio de ferro”, com Santa Cruz, XI de Agosto e São Martinho.

O estádio do Santa Cruz chama-se “Menotti de Campos” e fica em terreno doado pela então prefeita Chiquinha Rodrigues e pelo benemérito Menotti de Campos, em meados dos anos 40.

A SECTLJ lembra que, devido ao terreno ser um pouco inclinado, foi necessário fazer terraplanagem na época e que a área do campo acabou cercada com bambu e, depois, com ripas de madeira, sendo que o plantio de gramas ocorreu pelos próprios torcedores, que buscaram esterco.

“Desde a sua fundação como AA Tatuhyense, o Santa Cruz se definiu como os Dragões da Colina, tendo em vista que o clube ficava no bairro Colina da Santa Cruz, hoje chamado Alto da Santa Cruz. Ainda assim, os próprios torcedores se intitulam como os “Dragões da Colina Santa”. O símbolo do dragão faz parte da história da equipe, tendo seu símbolo cravado no escudo do time”, informa a secretaria.

Entre os títulos colecionados pelo clube, estão: campeão da Copa Centenário em 1954; campeão amador em 1972, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1980 e 1995; cinco vezes campeão da Copa Tatuí (na qual obteve o troféu permanentemente); e campeão da categoria veteraníssima da Copa Rádio Notícias de Futebol Master, em 2011.