Samu realiza ‘noite solidária’ com crianças no Congonhal

 

A noite de quarta-feira, 21, foi especial para crianças carentes do bairro do Congonhal. A equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), auxiliada por voluntários, realizou uma festa na comunidade com distribuição de doces e brinquedos.

O evento aconteceu em um salão paroquial do bairro. No total, 400 crianças foram presenteadas na terceira edição da “Festa do Samu”. O número de participantes foi bem maior, se contados os pais dos meninos e meninas presentes, conforme informou a coordenadora do serviço, enfermeira Roberta Lodi Molonha.

A confraternização no bairro teve a “participação” do Papai Noel e de personagens do universo infantil, como o Homem de Ferro, Batman e Capitão América.

O bom velhinho foi interpretado por um médico do Samu, enquanto os heróis dos quadrinhos eram funcionários. Além dos brinquedos, as crianças ganharam “kits” com pirulitos, balas, chicletes e pipoca.

O Papai Noel chegou de ambulância, acompanhada por carreata formada por 25 veículos, entre automóveis particulares e viatura da Polícia Militar e um caminhão do Corpo de Bombeiros. Os militares brincaram com as crianças, que se divertiram nos veículos oficiais.

Os brinquedos foram arrecadados no mês de novembro por amigos e funcionários do serviço de urgência e emergência. Segundo a coordenadora, a ideia de realizar a distribuição de brinquedos no Natal foi de Samuel Teles, um dos condutores das ambulâncias. “Resolvemos trocar a nossa festa de fim de ano pela distribuição de brinquedos”, disse.

As três edições da “Festa do Samu” foram realizadas no bairro do Congonhal, escolhido por ter moradores de baixa renda e estar fora da área urbana.

“Nós escolhemos um bairro rural, pois a maioria do pessoal que distribui brinquedos o faz na área urbana, em bairros como Jardim Gonzaga e vila Angélica”, explicou Roberta.

A proximidade com moradores da localidade também colaborou, segundo a coordenadora. A equipe do Samu realiza constantemente atendimentos no Congonhal e já conhecia a realidade do bairro quando decidiu fazer a festa.

“A primeira festa foi bem restrita, só tinha o pessoal do Samu. Nós distribuímos cerca de cem brinquedos. Na segunda, mais pessoas ficaram interessadas em ajudar e conseguimos presentear 200 crianças. Neste ano, conseguimos arrecadar 700 brinquedos”, contou.

Como sobraram quase 300 brinquedos na quarta-feira, a equipe do Samu realizou distribuição de algumas unidades pelas ruas da cidade, após o evento. O restante foi entregue para crianças do Jardim Perdizes e Jardim Europa.

“Como tinha bastante brinquedo ainda, resolvemos fazer a distribuição em bairros da zona urbana, mesmo”, declarou a coordenadora do Samu.