‘Salles Gomes’ abre perí­odo de inscrições ao seu 2º vestibulinho





A Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes” abriu ontem, terça-feira, 14, período de inscrições para o vestibulinho do 2º semestre de 2015. Os interessados têm até o próximo dia 14 de maio para concorrer a uma das vagas oferecidas.

Em todo o Estado, o Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”) disponibiliza 53.716 vagas para o ensino técnico. O exame será no dia 14 de junho.

Do total de vagas oferecidas, 44.829 são destinadas a 212 Etecs e a 91 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos sob a administração de uma escola técnica). Esse número inclui as 2.675 vagas oferecidas na modalidade semipresencial.

Para se inscrever a um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2o ano do ensino médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo a EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) deve ter o certificado de conclusão do ensino médio.

Candidatos nessa condição também devem apresentar declaração de que estão matriculados a partir do 2o semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC (Ministério da Educação) ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, canal pelo qual também está disponível o manual do candidato. No ato da inscrição, o vestibulando pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever.

É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição de R$ 30. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.

Além do período de inscrições, o Ceeteps divulgou o que os candidatos podem fazer uso do sistema de pontuação acrescida. Por meio dele, o centro concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações são obtidas pelo 0800-772 2829 ou no site www.vestibulinhoetec.com.br .