Sabino

318
Publicidade





Quando surgiu no futebol paulista, defendendo o São Paulo F.C., o ligeiro ponta-esquerda Sabino logo chamou a atenção. Não, propriamente, pelo seu futebol ágil, e, sim, pela semelhança física com Pelé. E não é que confundia mesmo?

Numa partida entre São Paulo e Santos, no Pacaembu, pelo Paulista de 1963, junto ao alambrado, pude perceber de fato a grande semelhança fisionômica e o porte físico bem característico dos dois. Mas, em matéria de futebol, Sabino não passava de um esforçado atleta.

Ficou no tricolor de 1962 a 1964, revezando sempre com Canhoteiro e com o catarinense Agenor. Foi, como mostra a foto, defender o XV de Piracicaba em 1965.

Na fotografia, em pé, da esquerda para a direita, estão: Pescuma, Proti, Virgilio, Chiquinho, Badê (grande goleiro de Limeira-SP) e Dorival. Agachados: Nondas (de Sorocaba), Varner, Rodarte, Emilio e Sabino.

Publicidade

Tempos depois, surgiu no São Bento de Sorocaba e, depois, defensor da Portuguesa de Desportos, Barcelona da Espanha, Santos, Palmeiras, o zagueiro Marinho Perez. Muitos o consideravam sósia do ator norte-americano Burt Lancaster, tamanha a semelhança física de ambos. Curiosidades do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade


Publicidade