Rotary Club Cidade Ternura entrega novos aparelhos para a Santa Casa





O Rotary Club Cidade Ternura doou para a Santa Casa de Misericórdia equipamentos para serem usados no atendimento dos pacientes. A entrega dos aparelhos foi realizada na manhã de quinta-feira, 4.

Foram adquiridos e entregues um desfibrilador, um monitor cardíaco, nove micronebulizadores e três canaletas tripolares de comando digital. Os equipamentos serão utilizados na clínica médica e na UTI (unidade de terapia intensiva).

A iniciativa é do Rotary Club Cidade Ternura, que compareceu em peso à solenidade, representado pelo presidente Rubens Leite de Paula e pelo governador Seiko Goya.

O investimento foi de cerca de R$ 15 mil. Metade do recurso foi levantado pelos membros do Rotary Club Cidade Ternura. O restante foi doado pelo Rotary International.

“Nós enviamos a metade do dinheiro para o International e, de lá, veio o dobro. Com esse dinheiro, nós compramos os equipamentos e, depois, faremos a prestação de contas para o International”, afirmou.

A escolha dos equipamentos foi feita pelos médicos do hospital. O Rotary apresentou o projeto à ex-provedora Nanete Walti de Lima.

“Eles nos apresentaram o projeto, nos disseram que poderiam gastar até determinado valor. A partir disso, conversamos com os médicos, que disseram que precisavam de um novo desfibrilador”, disse Nanete.

De acordo com o diretor técnico da Santa Casa, João de Oliveira Filho, a compra dos equipamentos vai trazer economia, já que não será mais preciso fazer a locação, além de mais qualidade no atendimento.

“Cerca de 80% do nosso atendimento são SUS, e, a cada ano, esse número aumenta. Consequentemente, precisamos de mais recursos para atender com qualidade a nossa população. É assim em todos os hospitais do Brasil. Com o uso excessivo, os aparelhos ficam defasados e sucateados, e precisam de manutenção constante”, completou.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que a doação do equipamento é importante para o hospital, principalmente no momento em que a Prefeitura fez a requisição da instituição.

“Esse gesto é valioso. A Santa Casa é nosso único hospital e atende a todos, além de outras cidades, como Cerquilho, Capela do Alto, Cesário e Quadra. Isso dá uma sobrecarga na Santa Casa. Esse equipamento vai ajudar bastante no atendimento dos usuários”, disse.

O vereador Carlos Rubens Avallone Júnior (PMDB) afirmou que atitudes como a do Rotary Club Cidade Ternura devem ser aplaudidas.

“Saúde a gente faz no dia a dia, em casa, na rua, na família, na escola e aqui no hospital. Muito obrigado por este tijolinho, que vai construir a nossa saúde”, declarou.

A diretora-geral da Santa Casa, Sandra Maria dos Santos, disse que a doação é importante e que a nova direção está fazendo levantamento para saber as necessidades do corpo clínico, como equipamentos, para providenciar a compra.

“É importante que parceiros como o Rotary tragam essas doações para a gente, esses equipamentos. No caso do desfibrilador, a gente tinha um na clínica médica e um na UTI. Quando um entrava em manutenção, ficava um aparelho só para as duas áreas. Com esse novo desfibrilador, a gente poderá ficar despreocupado com a manutenção dos outros”, explicou.

Já o presidente do Rotary lembrou que os equipamentos chegam em uma boa hora, fazendo alusão à requisição do hospital. “É muito emocionante ver esse trabalho concretizado. Tenho confiança que o prefeito Manu vai deixar a Santa Casa em ordem, em dia. E nós, do Rotary, estamos colaborando, fazendo a nossa parte”, destacou.