RIZEK (19/01/2014) parte 2

438
Publicidade





A Banda do Bonde desfila na rua 11 de Agosto no domingo e na terça de Carnaval, além de várias tardes dos carnavalescas pelas ruas da cidade. Os ensaios estão acontecendo no Clube XI de Agosto desde a última sexta, e dia 1º de fevereiro o grupo faz seu tradicional Baile no Clube XI de Agosto.

A Banda do Bonde apresentou seu samba enredo para este Carnaval com uma festa à beira da piscina no espaço Aloha. Pedro Carlos de Oliveira é novamente autor do samba, que conta a história de Tatuí e seu caminho para ser a Capital da Música.

“TATHUY, UMA HISTÓRIA MUSICAL”

Há muitos anos atrás / nossa cidade era escrita com h / Tathuy…. Este nome vem de um rio / que um índio batizou / dos guerreiros bandeirantes / e os tropeiros lá do sul / colonizar…. / Na capela do Benfica / um pequeno povoado / onde tudo começou / rico chão / pras tecelagens / o algodão brotar / eram tantas as culturas e a riqueza deste solo / prosperou / o fim da escravidão / aqui antecipou Tatuí… E a banda Santa Cruz / festejava a abolição / muitos jovens / talentosos / aprenderam com europeus a iniciação / musical …

Publicidade

Raças misturadas encontravam importância / e inclusão social expressão / melodias / em formação / bandas e serestas / e o Cordão dos Bichos / agitava o pessoal / ternura e vocação / se afinaram no tom / maior de ensinar / e a escola foi criada / espalhando a semente / da harmonia pelo ar / das cordas ao teclado / do erudito ao popular / minha cidade um berçário de artistas / o maior conservatório nacional vou conquistar / sua emoção / pegue carona / com a gente / faça história / o som daqui / fez capital / é o nosso bonde / agitando Carnaval.


35º Vermelho e Preto

– Brasil, o País do Futebol no Ano da Copa. Este é o tema da edição 2014 do “Vermelho e Preto”, festa que completa 35 anos de realização e encerra um ciclo histórico no dia 22 de fevereiro, no XI de Agosto.

A ideia de voltar a utilizar o tema “futebol” surgiu a partir de várias coincidências. A primeira é que o futebol foi tema do primeiro baile, em 1979. Tudo porque o time de futebol do XI de Agosto, que usa as cores vermelho e preto, conquistou um feito histórico: anos antes, havia tornado-se bicampeã estadual de futebol amador. Um feito que, aliás, nunca foi repetido e vem sendo rememorado deste então.

– E mais: no ano de 2014, quando todos os assuntos girarão em torno da Copa do Mundo, o Vermelho e Preto será o primeiro evento da região a utilizar a temática e, claro, já unindo Carnaval e futebol. Outra coincidência é o mascote da Copa, o Fuleco, um tatuzinho que é o mesmo símbolo de Tatuí. Tudo, portanto, conspira para a maior paixão nacional em 2014.

Dentro do XI de Agosto, os foliões vão se sentir como num estádio de futebol, montado exclusivamente para a festa.

O repertório musical será renovado. Por se tratar da última edição nesse formato, os estilos musicais serão relembrados: samba, pagode, samba de raiz, marchinhas, samba-rock, samba enredo… A direção musical do baile será de Ricardo Amaral.

Enquanto o formato do baile está sendo definido (para lançamento oficial aqui, nas páginas de O Progresso de Tatuí, na próxima edição de 26 de janeiro), um detalhe antecipado: VIPs terão camarote exclusivo (com bar, banheiros e estrutura própria). Um minibaile dentro do evento. Já os camarotes para grupos recebem combos “all inclusive”.

Em 2014, o Vermelho & Preto terá parceria com FT – Flavia Troya Revista Eletrônica, que levará detalhes do baile para os mais antenados. A divulgação diferenciada já começou no revistaft.com.br.

Sabia que…

… o Vermelho e Preto é o único baile do gênero realizado há 35 anos ininterruptamente no interior do Estado de São Paulo?

… que a primeira edição do evento também teve um animal como mascote? Foi a Égua Vermelha, símbolo do time de futebol agostino.

… que em todos os anos as melhores fantasias são premiadas com troféus e a ação movimenta famílias e grupos inteiros?


Publicidade