RIZEK 04/09/2016 parte 1





Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair
‘BRASIL’
(Cazuza / George Israel / Nilo Romero)


Eu tenho orgulho de ter nascido
Aqui no Brasil
A paz que encerra no seio desta
Terra me obriga a cantar
Enquanto eu ouço, um grande
Alvoroço febril do universo
Quero nestes versos
Oh, Pátria querida
Teu nome exaltar
‘A PÁTRIA’
(Cartola)


Os hinos Nacional, da Independência e de Tatuí serão tocados pela Banda da Associação Pró-Arte de Tatuí e cantados por estudantes no Dia da Pátria, 7 de setembro, que acontecerá na cerimônia de inauguração da escola fundamental do Tanquinho, no feriado nacional da próxima quarta-feira


Neste sábado, 3, a escola Fisk comemora 30 anos sob a direção de Marilda Rosa. Ela receberá, durante tarde/noite, alunos, ex-alunos e pais de alunos, na escola, à rua Santa Cruz.


Para mostrar à população tatuiana a importância da utilização do cinto de segurança pelos motoristas e passageiros – inclusive, no banco de trás -, a CCR-SPVias, em parceria com a Artesp, levará, no sábado, 10 de setembro, um simulado de impacto de velocidade até a Praça da Matriz.


“O Menino que Virou História” faz parte da agenda de apresentações que integra a série de ações didáticas do Conservatório de Tatuí, voltada a escolas, associações e entidades beneficentes – os ingressos são gratuitos. O espetáculo teatral será apresentado na quinta, 15, no teatro “Procópio Ferreira”. A direção tem assinatura de Dalila Ribeiro.


“A Fina Arte de Lidar com Pessoas – Uma Viagem ao Interior da Alma Humana” é o curso que Tatuí receberá em setembro. São 30 vagas. Ele será coordenado pelo Professor Ivan Maia. As inscrições estarão abertas na próxima semana.


Mais um café abrindo na cidade. Desta vez, o Divina Cafeína, na rua São Bento, em frente ao Cemem, com projeto assinado pelo arquiteto Flávio Vila Nova.


Cem candidatos selecionados pelo “X Factor Brasil”, da Band, estão confinados, desde segunda, 22 de agosto, no resort Mavsa, aqui do lado, em Cesário Lange.

Esta etapa da competição é chamada de “Bootcamp”, e os aspirantes a cantores passam por treinos vocais e dança. De lá, 60 voltam para casa. O restante segue para etapa seguinte. O reality estará esta semana com o sucesso não só na Band como na TNT.


A partir de sexta, 9, a cidade vai ser invadida novamente pelos melhores “food trucks” de São Paulo. É a segunda edição do Food Truck Festival de Gastronomia Música e Diversão.

Serão mais de 80 opções de doces e salgados que estarão à disposição na Concha Acústica, na sexta, 9, das 13h às 23h; sábado e dpmingo, das 12h às 23h.

A entrada será solidária: um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite, para a Santa Casa de Tatuí. Aqui, estão os 17 food trucks confirmados: Andarilho’s Food Truck (hamburguer artesanal), Jokerboss Food (lanche de costela), Big X Picanha-Oficial (hamburguer gourmet de Picanha), Muy Amigo (parrilha argentina), Salch & Pão Brasil (hot dog de salchicha alemã), Kombosa Shake (milk shake),Chu Churros (churros gourmet), Paletas De Piracicaba (paletas mexicanas e grand gateau), Acarajé By’Ana (acarajé), Mexicano Loko (burritos, tacos, nachos e guacamole), Buenos Food Truck (pastel gourmet), Porto (comida portuguesa), La Cholita (comida boliviana), Rock & Ribs Lounge SP Market (comida australiana, cosleta BBQ), Dragon Food Truck (comida japonesa), Doce Veneno Doceria (doces gourmet), Krepe Sobre Rodas (crepe francês).

Todos os dias terá música ao vivo. A agenda: sexta, 20h, Banda RevolTrio (pop e rock); sábado, 15h, Acústico Basf 90 (pop e rock); sábado, 20h, banda Simphony (pop e rock); domingo, 19h, banda Midnight Trip (pop e rock). Aceitam-se cartões Master e Visa, e terá espaço kids. Trinta horas de uma deliciosa experiência gastronômica.


Já está em cartaz, no Centro Cultural, a exposição “O É”, abstrato de Fepa.


A EduCrescere fez na quinta, dia 1º, uma roda de conversa sobre formas de trabalhar com habilidades, inteligências múltiplas e aprendizagem.


Carlos Ribeiro

Tatuí perdeu, na terça-feira, 30, um artista excepcional. O multiartista Carlos Ribeiro era: ator, diretor, iluminador, músico, professor, locutor de rádio, escritor, videomaker, cineasta, escritor.

Recentemente, vinha trabalhando em monólogos (como “Os Remédios para o Amor”, apresentado em Tatuí), em espetáculos interativos em São Paulo, e assinava a direção e adaptação de “O Desconhecido”, inspirado na obra de seu tio, o célebre cineasta Ozualdo Candeias. O espetáculo acontecia neste mês de agosto, em São Paulo, na sede da Cia. Pessoal do Faroeste, com elenco paulista.

Tudo que fazia, fazia com excelência extrema. Ele começou a carreira aos 12 anos de idade. Em 1979, ingressou no curso de teatro do Conservatório de Tatuí, onde se formou em 1984.

Nesse período, também era locutor da Rádio Notícias de Tatuí e profissionalizou-se no teatro, além de atuar ativamente no movimento teatral tatuiano.

Foi premiado como melhor ator do I Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, por “A Lição”, de Ionesco. Profissionaliza-se em 1985 e atuou no monólogo “Diário de um Louco”, de Gogol, no Estação Madame Satã, em São Paulo, e em teatros do interior.

Em 1986, protagoniza o longa-metragem “As Bellas da Billings”, de Ozualdo Candeias. Em 1987, participa da peça “O Bailado do Deus Morto”, dirigida por Lívio Tragtenberg e Cacá Carvalho, e no curta-metragem “Fiat Lux não é Marca de Fósforos”, de Gilmar Candeias.

Durante o período em que reside em São Paulo, aperfeiçoa seus conhecimentos com professores como Miriam Muniz, Cacá Carvalho, Alice K, Mariana Muniz, Lali Krotozinski, Teofil Mayer, Lélia Abramo, entre outros.

Em 1988, atua em “A Ironia do Riso”, ao lado de Antonio Mendes, e, em 1990, transfere-se para Tatuí, para dar continuidade ao Departamento Cênico do Conservatório, ao lado de Antonio Mendes, no movimento iniciado por Moisés Miastkwosky.

Foi diretor do setor de artes cênicas e da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí de 2008 a 2015, além de professor de interpretação, iluminação e ator.

Dentre seus espetáculos locais, “O Livro de São Cipriano”, com direção e adaptação dele, marcou época. Outros, como “Édipo Rei”, “Santa Joaninha” e “O Desconhecido”, foram aclamados em vários festivais.

Como escritor, teve textos premiados em concursos como o Mapa Cultural Paulista, entre outros. Como fotógrafo, escolhia os melhores ângulos. Como videomaker, herdara do cinema maldito grande influência.

Como ator, era mestre em Nelson Rodrigues. Como raros, Carlos Ribeiro era bom em tudo o que fazia. E era excelente em tudo o que queria fazer. Fica nossa saudade.



TIM-TIM
31 Leila Salum Menezes da Silva
03 Ilza Eleutério / Luiz Paulo Ribeiro
08 Jaime Pinheiro / Ivana Gonçalves
09 Laura Andrews


A SEMANA INTEIRA
Sábado, 3
17h, A Fábrica, 4stages
19h, teatro “Procópio Ferreira”, Beatles 4Ever
21h, Tteatro “Procópio Ferreira”, Beatles 4Ever
21h, 149 Snooker Bar, Midnight Trip
22h, Bangalô, Katarine Mello
22h, Estação Gourmet, A2 MPB

Domingo, 4
20h, Estação Gourmet, Revoltrio

Segunda-feira, 5
9h30, Apae Tatuí, Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
14h30, Apae Tatuí, Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí

Terça, 6
20h, A Fabrica, “Wisk in roll”
20h, Estação Gourmet, Banda Velotrol

Quarta, 7
16h, Estação Gourmet, Pablo D’Ángelo

Sexta, 9
19h, Museu Paulo Setúbal, Seresta com Ternura
20h, teatro “Procópio Ferreira”, Orquestra Sinfônica do Conservatório
20h, Praça da Concha, Festival Food Truck, banda RevolTrio (pop e rock)
22h, Clube Renascer, Banda Chapadão


FALEI E DISSE
“Meus personagens ‘falam’ comigo toda hora, ‘brigam’ comigo. Com o fim da novela, eles partem, sofro de saudades”.
Walcir Carrasco, em sua coluna semanal na revista “Época”. É autor da novela “Eta Mundo Bom”, que terminou semana passada

“Novela são dois querendo ir para a cama e alguém empatando. A novela clássica é essa, e no fim eles (mocinhos) se casam. É coisa antiga, as pessoas que assistem são antigas”.
Walter Negrão, autor de “Sol Nascente”, que estreou na segunda, 29 de agosto

“Não luto pelo meu mandato por vaidade ou por apego do poder, como é próprio dos que não têm caráter”.
Dilma Russef, em discurso no plenário do Senado

“Estou revivendo os anos 1970, com os mesmos ranços”.
Chico Buarque

“Quem não quer que o governo dê certo, declare-se contra o governo e saia”.
Michel Temer, presidente da República

“Ouça bem. Eles pensam que nos venceram, mas estão enganados. Sei que todos nós vamos lutar. Haverá contra eles a mais firme, incansável e enérgica oposição que um governo golpista pode sofrer”.
Dilma Rousseff, no discurso de despedida

“Nunca votei nela e já batia no governo desde 2013. Reconheço o progresso que o PT fez para diminuir a desigualdade social, mas o ciclo do PT acabou, caiu de maduro, de corrupto e incompetente”.
Wagner Moura, contrario ao impeachment de Dilma Rousseff, para a revista “QG Brasil”, de setembro



Ex-alunos do Etec “Sales Gomes”, novamente, reuniram-se para um encontro. Desta vez foi no salão de eventos do Bosques do Junqueira. A festa teve clima revival dos anos 70. O grupo pretende se reunir mais vezes, pois o evento foi emocionante e aprovado por todos.