Rit’s recebe visita de curador de ação de qualificação de SP





Elias Gomes

Grupo tatuiano está entre dez companhias de dança selecionadas

 

Selecionada pelo Programa de Qualificação em Artes, a Companhia de Dança Rit’s receberá, neste mês, visita de Ismael Ivo. O coreógrafo se reunirá com o grupo tatuiano no próximo dia 21, na rua Prefeito Manoel Luiz da Silva Sá.

A passagem por Tatuí tem como objetivo permitir que o curador do projeto conheça “a fundo os grupos selecionados e faça um diagnóstico das necessidades deles”. Por conta disso, Ivo visitará outros oito contemplados. O trabalho teve início no dia 7 deste mês e será concluído no próximo dia 1º de março.

Dentro desse período, ele passará por São José do Rio Preto, Catanduva, Birigui, Ribeirão Preto, Diadema, Caraguatatuba, Piracicaba e Presidente Prudente. Nessa primeira edição, o programa atende dez companhias de dança.

O projeto da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo contemplará, ao todo, 113 artistas. Ele é gerenciado pelo Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. A Rit’s será orientada por Álvaro Ramiro Bastos, bailarino e músico. Segundo o Poiesis, a orientação se dará ao longo do ano.

Conforme Ivo, a meta é fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o Estado.

“Com uma filosofia de descentralização, o diálogo se estabelece e são oferecidas atividades formativas no setor, dando prioridade às realidades artísticas que se desenvolvem fora dos centros culturais das grandes cidades”, disse.

De acordo com o Poiesis, o projeto consiste em uma política pública voltada para interiorização e descentralização de ações culturais. Ele contempla grupos e companhias que tenham interesse no aperfeiçoamento artístico, contribuindo para o aprofundamento prático, técnico e teórico de suas criações. Também incentiva o diálogo entre os grupos e as comunidades.

Desta maneira, ele contribui para a ampliação do repertório artístico de grupos, companhias e coletivos. O resultado é o fomento do desenvolvimento crítico e reflexivo sobre dança, por meio de ações de orientação artística, workshops, palestras, minicursos e ações de qualificação.