Rio-São Paulo de 1961

4075
(arquivo Cláudio Aldecir)
Publicidade

Era o campeonato de futebol naqueles anos 1950 e 1960 mais visto e com maior cobertura pela mídia, geralmente as convocações para a seleção brasileira baseava-se nas atuações nestes confronto entre equipes do Rio de Janeiro e de São Paulo, jogos de ida e volta sempre no Maracanã, São Januário e Pacaembu.

O Flamengo foi o campeão da edição de 1961, quando o país conheceu um meia armador inteligente, criativo e extremamente habilidoso chamado Gerson de Oliveira Nunes, que ditou o ritmo de jogo daquele rubro-negro invicto, com três vitórias e três empates, dirigidos pelo treinador paraguaio Fleitas Solich.

Em pé, da esquerda para a direita: Ari, Nelinho, Bolero, Jadir, Joubert e Jordan. Agachados: Joel, Gerson, Henrique, Manuelzinho (foi jogador do Corinthians) e Babá.

Muitas recordações, grandes craques.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade

Publicidade