Rio-São Paulo





Até os anos 1960, sem dúvida, Rio de Janeiro e São Paulo eram o centro futebolístico de maior qualidade do futebol brasileiro. O Grêmio-RS, com boas apresentações, e o Cruzeiro-MG começaram a se destacar no cenário, com boas atuações em meados daquela década.

Jogadores passaram a surgir com maior intensidade e, aos poucos, ficamos sabendo do poder futebolístico dos outros estados. Até então, se disputava um torneio denominado Rio-SP por reunir as cinco equipes mais tradicionais destes estados.

Em 1961, com um futebol vistoso e com grandes craques, o Flamengo ganhou o torneio. A foto mostra o rubro-negro, que, aliás, foi homenageado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro no primeiro semestre deste ano pelos 50 anos desta conquista.

Na foto, aparecem, em pé, da esquerda para a direita: Ari, Nelinho, Bolero, Jadir, Joubert e Jordan. Agachados, estão: Joel, Gerson, Henrique, Manuelzinho e Babá.

Grande Flamengo que começou como uma agremiação de remo e depois (em 1912) fundou seu departamento de futebol, para se tornar um dos grandes clubes de futebol do Brasil.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade