Reveja os seus conceitos

Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje.
Abraham Lincoln

Reveja os seus conceitos

Com o passar dos anos, através das experiências vividas e do que se aprende, cada indivíduo vai formando as suas crenças e ideias, que têm um grande impacto em seu comportamento e decisões.

Para deixar claro o sentido de rever conceitos, temos um exemplo bastante simples. Vamos supor que, na infância, você tenha afirmado que não gostava de tomate. Então, cresceu com essa ideia e continua até hoje sem consumir esse vegetal.

Nesse caso, rever os seus conceitos incluiria experimentar para se certificar de que realmente não gosta do sabor do tomate. Talvez perceba que seu paladar mudou e que passou a gostar, ou reforce a ideia de que realmente não é algo que lhe agrada.

O exemplo do tomate pode se aplicar às mais diferentes áreas da vida, e se permitir conhecer algo que julga não gostar é se der uma oportunidade de conhecer o novo.

Uma profissão, uma pessoa, um lugar, uma ideia, um sabor, um esporte, uma atitude, são exemplos de coisas sobre as quais é natural mudar de opinião com o passar do tempo. Talvez hoje você não cogite a ideia de abrir um negócio, por exemplo, mas no futuro, quem sabe.

Mudar de ideia não é um pecado e nem fará de você uma pessoa sem opinião ou do tipo maria vai com as outras. Pense bem, a média de expectativa de vida dos brasileiros é de 74 anos.

Já imaginou passar todo esse tempo com os mesmos gostos e opiniões? Alguém que decide agir assim certamente está deixando passar grandes oportunidades de conhecer coisas novas, aprender e se desenvolver.

Imagine a situação: você conhece uma pessoa e acha que o santo de vocês não bateu, então, passa a evitá-la e acredita que nunca se darão bem.

Porém, um dia tem a oportunidade de conhecê-la melhor e descobre que têm uma série de afinidades.

Se isso já aconteceu contigo é sinal de que se permitiu rever os conceitos que tinha feito sobre alguém, e isso é maravilhoso.

Que tal repetir essa atitude mais vezes? Sempre que achar que não se simpatizou com uma pessoa, experimente conhecê-la melhor, dê essa oportunidade a ela e a si mesmo. Os objetivos de vida são coisas que também podem mudar com o passar do tempo.

Um indivíduo que na juventude optou por determinada carreira, por exemplo, depois de alguns anos pode descobrir que sua vocação era outra.

Ao reavaliar as suas metas para o futuro, estará se permitindo se reinventar e alterar as rotas que te levarão para o caminho da sua felicidade.

Lembre-se que quando se trata de se sentir feliz e realizado não existe uma receita pronta, é necessário que cada um saiba encontrar as respostas dentro de si.

Aqueles que não revêem os seus conceitos, geralmente o fazem por acreditarem que são donos da verdade e que, por isso, estão sempre certos.

Nesse sentido, se permitir refletir a respeito de suas opiniões é uma grande demonstração de humildade, algo que é essencial para o desenvolvimento humano. Ser humilde é assumir uma condição de eterno aprendiz, que está sempre disposto a descobrir coisas novas e reavaliar seus pensamentos.

Por fim, o último dos benefícios de rever os conceitos, o mais libertador é o de ter a oportunidade de se livrar de mágoas e do sentimento de culpa em relação a experiências vividas no passado.

Pensar racionalmente sobre lembranças que te causam sofrimento e rever as suas opiniões a respeito delas é uma ótima maneira de se libertar e abrir espaço em seu interior para sentimentos positivos e que tragam coisas boas para a sua vida.