Repertório anos 70 agitará público na Praça da Matriz

A Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta-se na Praça da Matriz neste sábado, 9, às 11h, no projeto “Música na Praça”. O grupo promete agitar o público com um repertório anos 70, a chamada “Era das Discotecas”. A apresentação é resultado da parceria entre a Prefeitura e o Conservatório.

De acordo com o coordenador da Big Band Jovem, Joseval Paes, a plateia pode esperar “hits”, como: “Don’t Stop Till You Get Enough” (Michael Jackson), “Us” (Thad Jones), “Soul Bossa Nova” (Quincy Jones), “Hollywood” (Maynard Ferguson) e outras músicas dançantes que embalaram festas e baladas na inesquecível época do “disco”.

“Estamos preparando uma grande surpresa para o dia da apresentação, junto com outro setor do Conservatório. Mas é segredo. Só dou uma pista: vai ser difícil alguém ficar parado”, ressaltou o coordenador, por meio de nota à imprensa.

Primeiro grupo pedagógico oficial da área de MPB/Jazz do Conservatório, a Big Band Jovem foi criada em 2010 para dar oportunidade aos alunos de nível avançado de exercitar a prática de conjunto. O grupo tem uma abordagem interdisciplinar, o que permite a seus integrantes um desenvolvimento artístico mais amplo, preparando-os para uma transição segura e natural para os grupos profissionais da instituição.

O coordenador do grupo iniciou estudos musicais aos 10 anos de idade, por incentivo do pai, José Paes. Com ele, o instrumentista frequentava o “ponto dos músicos”, um tradicional encontro de artistas na Praça da Sé, e o famoso cruzamento da rua Ipiranga com a Avenida São João, na capital paulista.

No ano de 1981, Paes começou a dar “canjas” em barzinhos e a tocar instrumentos de percussão em bandas. No ano seguinte, o músico conheceu o jazz norte-americano. A partir daí, iniciou uma busca pelos grandes mestres do estilo.

O coordenador é professor de guitarra e contrabaixo elétrico da área de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí, onde também integra o grupo Jazz Combo.