Reformulação no Palmeiras





Estamos acompanhando neste começo de 2015 a reformulação do elenco imposta pela direção do Palmeiras, tentando fazer esquecer as formações e desempenhos sofríveis dos anos recentes.

Acontece que a história do clube mostra que essa atitude não é inédita. Em 1957, um ano terrível, o time capengou o campeonato inteiro, e acabou num vergonhoso penúltimo lugar, humilhante para as tradições do alviverde.

A primeira atitude, como na atualidade, foi contratarem um novo treinador. Buscaram Oswaldo Brandão, um gaúcho de fibra, que sempre montou times competitivos. Por exemplo, o Santos do começo dos anos 1950, a forte Portuguesa, campeã por duas vezes do torneio Rio/SP e o Corinthians, campeão do IV Centenário de São Paulo, em 1954.

No time verde, Brandão conservou apenas dois titulares: Valdemar Carabina e Nardo. Os outros, vieram do Sul, do Nordeste e do Rio de Janeiro. Buscaram a sensação Djalma Santos na Portuguesa.

Chegaram: Chinesinho, Valdir de Moraes, Ênio Andrade, Zequinha, Romeiro, Aldemar, Américo e, da Itália, repatriaram o excelente Julinho. Enfim, o treinador costurou uma verdadeira “colcha de retalhos”. Deu uma cara ao time e engrenou. Resultado: Palmeiras campeão paulista de 1959, na histórica e inesquecível melhor de três contra o Santos, de Pelé e Jair Rosa Pinto.

A foto é uma imagem que ficou muito conhecida dos meios jornalísticos e que sempre vinha estampada com os dizeres “Palmeiras, o Supercampeão Paulista”.

Nela, podemos ver, em pé: Djalma Santos, Valdir, Valdemar Carabina, Aldemar, Zequinha e Geraldo Scotto. Agachados: roupeiro Romeu, Julinho, Nardo, Américo, Chinesinho e Romeiro.

Mostra, portanto, que a história se repete. Eu já vi esse filme.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade