Reforma da Igreja Matriz avança para mezanino e será ininterrupta





Cristiano Mota

Reforma do mezanino inclui pintura de paredes e trocas de madeiras

 

No dia 9 de agosto deste ano, a Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) completará 131 anos. Antes dessa data – que considera o lançamento da pedra fundamental do maior templo da Igreja Católica construído no município –, o padre Élcio Roberto de Goes pretende realizar inauguração de espaço que passa por trabalho de restauração.

O mezanino vem recebendo tratamento especial desde o dia 5 de março e dá sequência à série de reformas que estão sendo realizadas na Matriz. Padre Élcio antecipou que as obras devem terminar na semana que vem. “Calculamos que, dentro de mais uns 15 dias, as melhorias sejam concluídas”, disse.

As melhorias se estenderam para a área interna da torre que abriga o sino da igreja. Além de pintura, o espaço ganhou proteção contra chuvas e pombas. “Quando chovia, entrava muita água no interior da torre. Como não havia proteção, também registrávamos presença de pássaros”, explicou o padre.

Para sanar os problemas, a área ganhou proteção feita com chapa de alumínio. “É o mesmo material usado para fabricação de calhas”, disse o pároco. O isolamento protege da chuva e da entrada de pássaros, mas permite a passagem de ar.

Com a instalação desses dispositivos, as obras prosseguiram para a pintura das paredes internas. O corrimão da escadaria que dá acesso ao sino também ganhou nova cor, com tratamento para os degraus e as paredes do mezanino.

A área em reforma também ganhou novo revestimento entre o teto e o telhado. “Por conta de uma chuva forte, uma parte do forro caiu e precisou ser trocada”, disse o padre responsável. Conforme ele, o revestimento em PVC (um tipo de plástico que tem utilidade versátil) estava “bem deteriorado”.

A troca do forro já terminou. No momento, funcionários contratados para o serviço terminam a pintura das paredes e a troca do piso (madeira). “Estamos substituindo algumas partes. Primeiro, o que está sendo feito é um lixamento. Depois, deve ser passado um material para tratar a madeira, que é antiga”, disse Élcio.

O espaço em reforma possui 250 metros quadrados e é utilizado em eventos com muito público. Em função disso, a reforma poderá ser concluída em tempo recorde – pouco mais de dois meses. “Ali é muito usado quando se tem missas maiores e quando não há lugares para as pessoas se sentarem na parte de baixo da igreja. Daí, o público sobe”, comentou o padre.

Segundo ele, a reforma possibilitará mais versatilidade ao mezanino. A ideia é de que ele abrigue, por exemplo, exposições com visitações abertas ao público. “Ainda estamos pensando quais serão as possibilidades”, disse o pároco.

Dentro dessa proposta, a igreja resolveu “renovar” toda a parte elétrica do espaço. A melhoria incluiu os cabos e as instalações do mezanino. “Também estamos colocando várias luminárias. Aproveitamos para fazer uma reforma geral, do que é necessário para que haja uma restauração”, acrescentou.

A paróquia está investindo R$ 70 mil nas melhorias, recursos obtidos por meio de dízimos e ofertas apresentadas pelos fieis. Segundo o padre, a igreja já dispunha de parte do valor. O restante foi doado por dizimistas e por meio de ofertas. Outra fonte de arrecadação são os cofres espalhados pelo templo.

Padre Élcio comentou que não chegou a realizar uma campanha específica para viabilizar a reforma. Conforme ele, os fieis contribuíram na medida em que receberam a informação da necessidade da restauração do espaço. “A ajuda veio espontaneamente, com a generosidade do nosso povo”, acrescentou.

O padre destacou que a restauração é importante por conta do papel da Igreja Matriz. “Costumo dizer que ela não é um patrimônio só religioso. Ela é um patrimônio histórico da cidade e também cultural. Todas as pessoas que visitam Tatuí, se têm oportunidade, vêm até a igreja e se encantam com a beleza dela, com a arquitetura e com as pinturas que ela tem”, disse.

O mezanino é o quarto espaço restaurado no exercício de Élcio como pároco da Matriz. Desde que ele assumiu o posto, no dia 1o de maio de 2013, o tempo recebeu melhorias. Elas aconteceram no Salão Pio X (entrada e salas), no Presbítero (espaço onde fica o altar e a “mesa da palavra”) e no Calvário (na qual está localizada a figura de Jesus Cristo Morto).

O padre tem ainda outros projetos para o templo e que serão realizados “de acordo com as necessidades e com as possibilidades”. “Há muito a ser feito. Eu digo para o povo que, como essa é uma construção antiga, sempre vai precisar de manutenção. E isso não acontece somente agora. Já aconteceu com outros padres que me antecederam no exercício da função”, argumentou.

Como exemplo de ação realizada antes da chegada dele, padre Élcio citou a pintura interna e externa do prédio da Matriz. Ele também antecipou que pretende modernizar o sistema de som da igreja. “Já fizemos melhorias, mas temos que concluí-las”, disse.

Os planos incluem, ainda, a reforma do piso interno da igreja e o altar de Nossa Senhora de Lourdes. Os trabalhos são realizados por empresas que dispõem de mão de obra especializada em restauração e são consideradas sequências. “Quando você começa uma coisa, de repente vê que aparecem outras”, falou.

Com a conclusão da reforma do mezanino, o padre programa uma inauguração. A data ainda não foi definida. “Eu penso em fazer algo como uma missa de apresentação para que os fieis possam ver como ficou o espaço”, encerrou.