Recitais gratuitos de piano marcam iní­cio desta semana no ‘Villa-Lobos’





Divulgação

Oscar Aldama se apresenta em recital na noite da quarta, 5

 

Dois alunos do curso de piano clássico do Conservatório de Tatuí realizam apresentações gratuitas nesta semana. Agendados para esta terça-feira, 4, e quarta-feira, 5, às 19h, os recitais acontecem no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415. Ambos, marcam conclusão dos estudos dos alunos no curso de piano clássico.

Na terça, 4, apresenta-se Luís Gustavo Laureano, sob orientação de Marina Camargo e coordenação de Cristiane Bloes. No programa, estão obras de: Johann Sebastian Bach (“Prelúdio e Fuga VII BWV 876”), Ludwig van Beethoven (“Sonata Op. 2 n.o 1 – Allegro”) e Frédéric Chopin (“Valsa Póstuma Op. 70 n.o 2”).

Completam o repertório obras de Alexander Scriabin (“Prelúdio Op. 11 nº 5”); Francisco Mignone (“8ª Valsa de Esquina”); Ronaldo Miranda (“Cantares”, com participação do tenor Paulo Henrique Laureano e do clarinetista Cezar Urbina); e Ernesto Nazareth (“Odeon”, com participação do percussionista Rafael Chieffi).

Luís Gustavo Laureano, que forma-se em piano clássico, também é formado em regência coral e canto lírico, pelo Conservatório de Tatuí. Ele concluiu curso técnico de instrumento/voz pela Etec (Escola Técnica) de Artes de São Paulo.

Atualmente, desenvolve estudos de canto na Escola de Música de São Paulo, sob orientação de Andrea Kaiser. É também regente do coral do projeto “Lar Espaço Feliz”.

Na quarta-feira, 5, apresenta-se Oscar Aldama, sob orientação de Cristiane Bloes. No programa, estão obras de: Nilson Lombardi (“Ponteio no 8”), Marlos Nobre (“Maracatu e Frevo”) e George Gershwin (“Rhapsody in Blue”). Outra obra a ser apresentada foi composta pelo próprio Aldama e é intitulada “Gratitud” (gratidão, em português).

O estudante é paraguaio e formado em piano erudito pelo Instituto Artístico Musical Mimby (Paraguai). Estuda no Conservatório de Tatuí desde 2007, onde se formou em piano popular e atua como pianista bolsista da Big Band do Conservatório de Tatuí.

É professor na “Companhia das Cordas”, na cidade de São Paulo, nas especialidades de piano popular, erudito e teclado. Também faz parte do corpo docente do “Colégio de Música Cristão”, em Jundiaí.