Quadrangular realiza pelo 10º ano ‘Paixão de Cristo’ na Sexta-feira Santa





Elton Souza

Crucificação de Jesus Cristo (interpretado por Wilian Silva) é ponto alto de encenação nesta sexta-feira

 

Eventos e sofrimentos de Jesus Cristo nas horas que antecederam seu julgamento e execução são o tema central de espetáculo a ser encenado em Tatuí. A peça “Paixão de Cristo” terá uma hora de duração, elenco composto por 80 atores e execução na vila Esperança, nesta Sexta-feira Santa, dia 3.

O evento que relembra a crucificação do filho de Deus tem início às 16h, sendo realizado pela 2a Igreja do Evangelho Quadrangular pelo 10o ano consecutivo. A peça é fruto de iniciativa dos pastores Rogério Marques e Ilza Marques.

Marques e Ilza juntam a comunidade da vila Esperança para realizar a encenação. Como nos anos anteriores, a apresentação acontece ao ar livre, com ambiente caracterizado. O espetáculo se passa “em um ambiente bem próximo ao real”.

Para dar maior dramaticidade ao evento, cruzes são instaladas em um morro. O objetivo é recriar o ambiente no qual houve a crucificação e transmitir emoção aos espectadores.

A peça conta com participação de atores amadores da própria comunidade. O elenco é dividido em personagens figurantes, como soldados, chefes da sinagoga, entre outros. Todos participam de ensaios na sede da Quadrangular.

A equipe é caracterizada e maquiada pelos membros da comunidade religiosa e por colaboradores. O figurino é confeccionado com ajuda de voluntários e a partir de pesquisas religiosas. Da mesma forma, acontece com os objetos usados em cena pelos atores.

O trabalho de encenação tem coordenação de Wilian Alexandre Nunes da Silva. É ele quem interpreta Jesus Cristo e é açoitado no decorrer da encenação. A apresentação pode ser vista gratuitamente, com o acesso ao terreno pela rua Antônio Martins de Oliveira, localizada no Jardim das Garças.

A igreja toma cuidado especial para realizar o espetáculo por tratar-se de uma parte importante da história de Jesus Cristo. Também escolheu o terreno para apresentação por conta de entender que o espaço é ideal para a dramatização.

Desde que a peça começou a ser apresentada, em 2005, o número de espectadores aumentou. Com o passar do tempo, a organização incluiu cânticos e apresentações de dança em meio ao espetáculo. A partir da 7a edição, a “Paixão de Cristo” acontece juntamente com a “Carreata da Ressurreição”.

A “Paixão de Cristo” tem início após uma oração. Na encenação, Cristo é interpretado por Silva. O ator e integrante da 2a Igreja do Evangelho Quadrangular e leva, em média, meia hora para se caracterizar.

Junto com o grupo de atores, ele procura apresentar a peça de modos diferentes a cada ano. O objetivo é cativar o público e fazê-lo voltar, no ano seguinte, para acompanhar a história.

O público conta com cadeiras e área reservada para assistir ao espetáculo.

X