Pronto-socorro é o que precisa de atenção, diz enquete virtual





O setor da Saúde que mais precisa de atenção especial em Tatuí é o pronto-socorro. Ao menos é o que aponta enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso no decorrer da semana. A pesquisa é disponibilizada semanalmente pelo bissemanário, sendo acessada em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

Por meio dela, os leitores do veículo de comunicação podem expressar suas opiniões. A enquete tem como base sempre reportagens publicadas nas edições de fim de semana e que abordem temas de interesse público e de relevância.

Durante a semana, o bissemanário perguntou aos leitores qual setor da Saúde do município, na opinião deles, precisa de maior atenção. Das seis opções de respostas, o Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto” é o que recebeu o maior número de votos.

No total, 52% dos leitores opinaram que o ambulatório é o que precisa de atenção especial. O percentual é maior que a soma de todas as outras opções de respostas.

A atenção básica (unidades básicas de saúde) merecem mais atenção na visão de 21% dos participantes. Outros 18% deles acreditam que há necessidade de mais dedicação nas unidades de pronto atendimento (uma na vila Esperança e outra no Jardim Santa Rita de Cássia).

Os demais leitores escolheram “Farmácia Municipal”, o “Laboratório Municipal” e o Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas) “Dr. Jamil Sallum”, como resposta. Elas receberam 6%, 2% e 2% dos votos, respectivamente.

A Saúde do município voltou a ser tema de enquete por conta da realização da 5a Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”.

Na ocasião, o CMS (Conselho Municipal de Saúde) promoveu debate entre os participantes. Da reunião, houve a confecção de um relatório (matéria nesta edição).

Para esta semana, o jornal propõe discussão a respeito de movimentos em prol de habitação. O tema está ligado à reintegração de posse concluída pela Prefeitura na quarta-feira, 24. Na data, o Executivo anunciou a limpeza de área na vila Angélica e ocupada por 82 famílias (reportagem nesta edição).

Dentro desse contexto, o jornal pergunta: “Você é a favor de invasões de terra como forma de garantir moradia?”. A pergunta pode ser respondida a partir da tarde deste sábado, 27, com “sim” ou “não”. O questionamento receberá votos até a tarde da próxima sexta-feira, 3, com resultado publicado no dia 5 de julho.

A pesquisa é acessada na página principal do bissemanário, aceitando participação de assinantes e não assinantes dos veículos impresso e online de O Progresso.