Projetos de artes cênicas e músicas têm prazo de inscrições prorrogado





Está prorrogado até o dia 16, sexta-feira da semana que vem, o prazo para que proponentes de todo o Estado de São Paulo apresentem projetos de artes cênicas e musicais junto ao Sesi. O Serviço Social da Indústria abriu edital de chamamento no final do ano passado para selecionar propostas culturais.

Aberto em outubro de 2014, o edital contempla as linguagens de artes cênicas, música, literatura e artes visuais, além de uma novidade: audiovisual. Apenas as duas primeiras aceitam inscrições até a próxima semana. Para as linguagens de literatura, artes visuais e audiovisual, o Sesi houve finalização de processo, com divulgação dos resultados no site do serviço.

Conforme o regulamento, os trabalhos selecionados poderão integrar a programação cultural de 2015 dos centros de atividades e espaços alternativos da instituição na capital, Grande São Paulo e interior do Estado. Em Tatuí, o Sesi mantém o CAT (Centro de Atividades) “Wilson Sampaio”.

Os projetos de artes cênicas podem ser apresentados em duas modalidades: montagens internacionais e teatro nas indústrias. A primeira contempla a captação de projetos de companhias e artistas de outros países, promovendo a difusão e o intercâmbio entre culturas e povos nas vertentes das artes cênicas. Em especial, é voltada para desenvolvimento do teatro, da dança e da performance.

A segunda tem como objetivo a apresentação de espetáculos curtos, ou esquetes. Esses devem ter como tema central a segurança no trabalho, a saúde, o trabalho em equipe e a cidadania. Também podem versar sobre outros temas voltados ao aprimoramento profissional e pessoal de trabalhadores da indústria.

Assim como nos editais anteriores, também serão selecionadas montagens para produção do Sesi de São Paulo. Posteriormente, os espetáculos poderão ser apresentados em um ou mais teatros da instituição, em continuidade ao projeto Sesi Viagem Teatral.

São aceitos textos para trabalho nas seguintes modalidades: arte-educação; montagens cênicas não inéditas; e montagens cênicas inéditas. Nessa última, o projeto deverá incluir a realização de uma oficina (com carga horária mínima de três horas) e uma palestra (com carga horária de uma hora de duração).

Em música, o edital prevê seleção de projetos destinados a formações instrumentais, vocais e de conjuntos musicais de diversos gêneros da música. Entre eles, a popular e a erudita, também na modalidade série internacional.

Essa contempla a captação de projetos de grupos e artistas de diferentes partes do mundo, promovendo a difusão e o intercâmbio entre países por meio da música.

O Sesi de São Paulo selecionará ainda, propostas voltadas à vivência musical. O objetivo é promovê-la de forma “lúdica e interativa” junto às unidades escolares da instituição por meio do programa “Ação Arte-Educação”.

O edital completo e os resultados das modalidades audiovisual, artes visuais e literatura podem ser conferidos em www.sesisp.org.br.