Progresso inicia série de entrevistas





 

Fotos: Kazuo Watanabe e Cristiano Mota

Candidatos entrevistados: deputado federal: Marcos Rogério de Campos Camargo e Rogério de Jesus Paes; deputado estadual: Auro de Jesus Soares Coelho, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, João de Oliveira Filho, José Marcio Franson, Leandro de Camargo BarrosMárcio Medeiros

 

A edição de hoje, domingo, 7, marca o início da publicação da série de entrevistas realizadas pelo jornal O Progresso com os candidatos a deputados por Tatuí. Todos os oito postulantes ao posto – sendo dois concorrendo à Câmara dos Deputados – participaram da sabatina realizada na sede do bissemanário.

Os candidatos compareceram à redação entre a quarta-feira, 3, e a sexta-feira, 5. A maioria deles concedeu entrevista acompanhada de assessores. Dois oito, apenas José Marcio Franson e Rogério de Jesus Paes estavam desacompanhados.

Como em 2012, o jornal enviou convite, para os candidatos, contendo regulamento. Nele, foram estabelecidos os critérios de participação, sendo o principal deles que as entrevistas fossem presenciais e realizadas na redação do bissemanário.

As sabatinas aconteceram individualmente, em dias e horários estabelecidos em comum acordo entre as assessorias e a reportagem. No jornal, os candidatos responderam seis perguntas, que versaram sobre o papel dos parlamentares na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) – no caso de candidatos a estadual – e na Câmara dos Deputados – para federal.

As perguntas também abordaram planos de atuação dos candidatos, caso eleitos. Eles tiveram, ainda, oportunidade de falar a respeito de suas biografias (de maneira resumida) e o direito de abordar temas em considerações finais.

Cada participante teve um minuto e meio para responder às questões, que passam a ser publicadas neste domingo. As respostas serão veiculadas no jornal semanalmente até a data das eleições. Neste ano, a série será editada em três edições.

Em cada uma, serão publicadas as respectivas respostas de cada candidato sobre os mesmos temas. A publicação das respostas é feita com base em ordem alfabética.

Como anteriormente, o jornal O Progresso mantém novidade apresentada em 2012. Nas eleições para prefeito, o bissemanário passou a gravar as entrevistas, disponibilizando o conteúdo no site www.oprogressodetatui.com.br, e no canal do bissemanário no site de vídeos YouTube.

Os materiais em vídeo serão publicados no decorrer do final de semana da publicação das respostas no veículo impresso. Assim como nos vídeos, as respostas dos candidatos foram transcritas sem modificações, conforme o combinado.

Na semana que vem, a série trará as respostas dos candidatos a deputado estadual e federal sobre projetos específicos e a respeito do relacionamento com as lideranças partidárias na região. Ao final, serão publicados perfis dos concorrentes.

Em 2014, seis candidatos disputam as eleições para vaga na Assembleia Legislativa: Auro de Jesus Soares Coelho (PMDB), João de Oliveira Filho (PTB), José Marcio Franson (PT), Leandro de Camargo Barros (PSB), Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (PSDB) e Márcio Medeiros.

Outros dois políticos do município concorrem à Câmara dos Deputados: Marcos Rogério de Campos Camargo (PRB) e Rogério de Jesus Paes (PTC).


DEPUTADOS ESTADUAIS

Por que decidiu se candidatar a deputado?

Auro de Jesus Soares Coelho

Primeiramente, como professor, como cidadão comum, viso a prioridade na Educação. Como eu já trabalho com a juventude, com grupo de jovens, eu me preocupo muito com a situação atual, desemprego, grande índice de dependentes químicos na cidade e região.

A minha preocupação como cristão é com o âmbito família. E eu, como cristão, cidadão comum, decidi entrar nessas eleições para fazer a diferença, onde a imagem do político está corrompida. Eu entro como candidato para fazer diferença.

João de Oliveira Filho

Bom, eu decidi porque, há 26 anos venho trabalhando na Saúde e sempre engajado em conseguir recursos para melhoria da Saúde, tanto do município, mas em especial da Santa Casa, e com as dificuldades de se encontrar as coisas no município.

Então, resolvi buscar fora. Eu acho que estando fora do município, estando na Câmara, você, talvez, tenha mais recursos para conseguir trazer em benefício do município.

Tenho um sonho. Esse meu sonho é ter uma UTI (unidade de terapia intensiva) neonatal nessa cidade. Como vocês sabem, eu trabalho dentro da Santa Casa, na área de pediatria, e as dificuldades não são poucas, são muitas.

Então, o que eu gostaria, o que eu queria muito, é exatamente isso: conseguir realizar esse sonho, e junto com ele trazer mais recursos. Afinal, a nossa Santa Casa, em especial, precisa muito disso aí. E, em paralelo, junto com o governo do município, também melhorar as condições de saúde.

José Marcio Franson

Eu sou candidato a deputado estadual, basicamente, para lutar pela implantação do projeto protetor público de animais em todo o Estado de São Paulo.

Eu sou protetor de animais nato, e tenho um projeto que soluciona ética e definitivamente o sofrimento dos animais abandonados. Eu quero que esse projeto seja levado a todo o Estado, e para isso sou candidato a deputado estadual.

Também acho que Tatuí precisa de políticos novos. Tatuí precisa de gente nova na política, gente não acostumada à maneira tradicional de fazer política. Eu sou novo na política. Antes de ser político, eu sou protetor de animais e quem protege animais, protege gente.

Leandro de Camargo Barros

Bom, eu comecei minha carreira política em 2008, como candidato. É, tive 558 votos e, de lá para cá, eu comecei a tentar compreender como que funcionava a política na cidade. Em 2012, eu montei um grupo político, convidei várias pessoas de vários partidos e, dentro desse grupo, nós elegemos três vereadores.

E com esse trabalho que nós fizemos, nós dobramos o voto do PSB (Partido Socialista Brasileiro). De 2008 para 2012, nós dobramos com 102%. No Estado de São Paulo, foi o único partido do PSB que dobrou a votação.

Então, com esse desdobramento da política, eu fui convidado pela estadual para sair como candidato e também como uma nova opção, um novo jeito de se fazer política, uma nova cara, um novo…

Eu acho que tudo tem que ser renovado, oxigenado. Então, foi por isso também que eu optei, e as pessoas que estão nos apoiando dentro do meu projeto como candidato a fazer isso, a trabalhar a ser, a trabalhar pela cidade.

Não temos nenhuma outra pretensão de trabalhar em outra cidade. Nós vamos fazer a base política em Tatuí. Então, nós nos candidatamos. A principal ideia é o quê? Trabalhar por Tatuí. Essa é a principal bandeira nossa.

Luiz Gonzaga Vieira de Camargo

Porque eu acho que, no meu primeiro mandato de deputado, eu pude colaborar, e muito, pelo desenvolvimento da nossa região. Veja toda a infraestrutura que Tatuí e a região conseguiu na minha época de deputado.

Cito algumas delas que, para mim, foram muito importantes: a duplicação da SP-127, da Castello Branco até Itapetininga, e, depois, de Itapetininga até Capão Bonito. Ela foi um diferencial para que a região tivesse a infraestrutura rodoviária para atrair os investimentos que depois acabaram chegando.

O gás natural, uma conquista minha, uma luta minha e, hoje, nós temos o maior contribuinte de impostos da cidade, fruto daquela luta do gás natural, que é a Guardian, essa fábrica de vidros que gera muita riqueza aqui no município.

Quero trabalhar também como deputado para termos mais investimentos não só para Tatuí, mas para Itapetininga, e para todas as cidades do sudoeste paulista. Esta vai ser a tônica, vai ser a nossa luta.

Márcio Medeiros

Primeiramente, eu decidi ser candidato porque a nossa cidade e a região está, realmente, precisando de candidato que esteja mais próximo ao eleitor. Então, essa proximidade com o eleitor é um fator determinante para vinda de novas verbas e aquisição de projetos que possa a cidade.

Hoje, a cidade de Tatuí, com aproximadamente 110 mil habitantes, e diversas cidades da região necessitando de candidatos que, realmente, tenham compromisso com a cidade.

Então, quando eu vejo a necessidade de um candidato para a cidade e essa proximidade com o eleitor. Então, essa proximidade com o eleitor, a vantagem é essa, de que possa ter mais recursos para a nossa cidade e região.


Considerando-se as diferenças de funções entre os Poderes Executivo e Legislativo, exemplifique, por favor, o que efetivamente pode e o que não pode ser feito por um deputado.

Auro de Jesus Soares Coelho

O deputado, ele tem o poder de homologar leis, decretos, e o que um deputado não pode fazer é no âmbito corromper-se. Hoje, nós vemos muitos candidatos corrompidos, em busca do poder, do ego, do egocentrismo, e esquece dos princípios que um deputado tem que trabalhar pela comunidade, pela população.

Então, como já disse, quero fazer a diferença, primeiramente, como cidadão comum, pensando no âmbito população, no âmbito comunidade e coletividade.

João de Oliveira Filho

Eu acho que a função principal do deputado é procurar realizar leis. É correr atrás de coisas que vêm, exatamente, a ajudar o governo a trabalhar de forma melhor.

Eu não vejo como um deputado tenha que ficar supervisionando, controlando o governo. Na verdade, ele que tem que ir buscar meios de trazer recursos, principalmente para sua região. Eu acho que cada deputado vem de uma região, se encontram todos em São Paulo, e, aí, vão se debater as coisas.

A gente vai defender a nossa região. Eu sei dos recursos que nós estamos precisando. Então, é ir em cima disso. A minha ideia é ir buscar recursos, lá fora. Como te disse, os recursos aqui estão difíceis de você conseguir. Então, você tem que buscar ele de outras formas. Qual forma melhor? É você estando presente lá em cima e trazendo recursos para cá

José Marcio Franson

Um deputado trabalha, especificamente, em propor legislação. Ele trabalha no sentido de propor que sejam tomadas iniciativas legislativas para que beneficiem a população de uma forma geral.

Por exemplo, ele não pode propor que seja feito um posto de saúde, mas ele pode propor, como é o meu caso, que, nos postos de saúde, tenham médicos para atender o tempo todo, que tenham plantonistas em qualquer posto de saúde, coisa que não acontece agora.

Eu não posso, como deputado, implantar um posto de saúde, mas posso, como deputado, fazer legislação e fazer gestão política junto aos prefeitos e junto, também, ao governo do Estado, para que estes postos tenham médicos para ser atendido, que não pode continuar do jeito que está, que a gente vai procurar um posto, não tem médico para atender.

Também podem ser tomadas iniciativas, como é o caso do que eu pretendo levar adiante, para fazer reformas efetivas no poder político da nação. Já chega dessa forma de fazer política, onde um prefeito é, praticamente, um ditador na cidade. Nem vereadores, nem a população têm voz ativa.

Quero mudar essa forma, constitucionalmente, quero lutar para fazer um plebiscito, para mudar as instituições políticas, reformar a Câmara de vereadores. Fazer um outro jeito de fazer política na cidade e, para isso, precisa de um político novo. Eu sou um político novo, não estou atrelado às famílias tradicionais da cidade e quero fazer a diferença como deputado estadual.

Leandro de Camargo Barros

A diferença entre o Executivo e o Legislativo, o próprio nome ele já diz isso. O Executivo, ele executa obras dentro do município, dentro do Estado, dentro da federação.

O Legislativo, são pessoas eleitas pelo povo para se criar leis. Então, nós temos total consciência do nosso trabalho como deputado, se eleito formos. É de elaborar leis para que todos, para que a coletividade, para que a cidade possa crescer.

Não adianta eu vir aqui e falar aqui, para todos, a teoria do pão e circo, eu falar que vou construir um hospital, vou construir uma creche, vou construir isso, que isso é praticamente impossível.

Quem executa isso daí é quem faz esses projetos, é o Executivo. O Legislativo, ele cria formas para que você possa chegar até essa creche, até essa escola, até esse hospital.

Mas o Legislativo, o trabalho de um deputado é ir buscar apoio, criar leis e fazer com que verbas da Assembleia, verbas do Estado, venham para o município. Esse é o principal trabalho de um deputado.

Então, eu vejo, ao meu ver, a minha visão, um deputado trabalha por aqueles que votaram, por aquela região, pela cidade que o elegeu, para criar verbas, para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Luiz Gonzaga Vieira de Camargo

Olha, hoje, o que a gente percebe que aquele deputado que, no passado, era um simples legislador, era o homem que fazia as leis e cumpria as funções de fiscalizar as ações do Executivo. Esse leque ampliou bastante. Hoje, as leis, praticamente quase todas elas, estão aí, prontas.

O que falta é que elas sejam executadas. Leis nós temos bastante, o que falta é executar as leis. Se nós executarmos as leis, se cumprirmos todas as leis existentes, nós viveríamos num outro país, num outro estado.

Mas, também hoje, a posição do deputado é de trazer recursos para o município, atuar junto ao Executivo para que as grandes demandas nas áreas de investimento, de infraestrutura, de educação, de saúde, de segurança pública. Tudo isso, hoje, é um papel do deputado, o que não ocorria no passado.

No passado, os deputados atinham-se mais às leis, aos grandes debates que, infelizmente, hoje já não mais existem. Então, a função do deputado é estar hoje lutando pelo desenvolvimento para melhorar a vida das pessoas. Este eu acredito que é o foco fundamental de um mandato de deputado nos dias de hoje: melhorar a vida da comunidade onde ele vive.

Márcio Medeiros

Primeiramente, a função do deputado é elaboração de novas leis. Leis essas que venham a beneficiar a cidade e a região e todo o Estado de São Paulo. Também apresentar emendas parlamentares que possam viabilizar projetos fundamentais para o desenvolvimento de nossa região.

Então, é outro papel, é o papel de estar mais próximo ao eleitor, que possam viabilizar essas questões das emendas e projetos para a cidade e região.


DEPUTADOS FEDERAIS

Por que decidiu se candidatar a deputado?

Marcos Rogério de Campos Camargo

Sempre tive vontade de fazer uma linha nova, política na cidade. Uma linha sem revanchismo, uma linha jovem e, principalmente, ficha limpa. Tatuí já se uniu uma vez para eleger um deputado estadual, e eu trabalhando, escutando o povo, eu vi que o povo está preparado e querendo, agora, eleger um deputado federal.

Rogério de Jesus Paes

Vejo, hoje, uma necessidade muito grande em Tatuí, de ter um deputado para representar bem a cidade. Porque eu vejo que, hoje, Tatuí está perdendo muitas coisas; está indo embora da cidade por falta de ter alguém para representar, realmente, a cidade, ali, na Assembleia, ou na Federal. Então, eu acho que Tatuí deve trazer de volta o que perdeu. O IML (Instituto Médico Legal), entendeu?

Tudo isso aí, a delegacia de ensino, a gente tem que tentar trazer de volta, pois um deputado, ele tem muita força, entendeu? Ele pode conseguir trazer de volta o que nós perdemos, e para que isso aconteça, precisamos também que o povo confie no trabalho da gente. Confie nas propostas que a gente está fazendo para a cidade e que, de repente, tudo pode Tatuí melhorar. E vai melhorar muito, porque um federal pode trazer muitos recursos para a cidade.

Nós temos que sonhar. Sonhar com horizonte, ampliar este horizonte que hoje está fechado para Tatuí. E tenho certeza que, se a gente conseguir se eleger, muitos recursos, muitas verbas virão, e Tatuí só vai ganhar com isso.

Então, eu peço que o povo acredite, confie e vote, porque Tatuí está precisando de um deputado federal, para, realmente, representar nossa cidade.

Hoje, se tem um deputado federal ou estadual na cidade que seja, ó, Tatuí não estava assim hoje, não, com falta até de indústrias, entendeu? Tudo isso para ajudar.


Considerando-se as diferenças de funções entre os Poderes Executivo e Legislativo, exemplifique, por favor, o que efetivamente pode e o que não pode ser feito por um deputado.

Marcos Rogério de Campos Camargo

Eu já trabalhei tanto no Legislativo como no Executivo. No Executivo, eu fui diretor do Parque Ecológico “Maria Tuca”. Fui, também, o primeiro secretário de Administração Pública de Tatuí. E no Legislativo, eu fui assessor parlamentar. Ou seja, no Legislativo são elaboradas as leis, e no Executivo essas leis são executadas, mediante as necessidades da população.

Rogério de Jesus Paes

Então, vinculando deputado federal e deputado estadual, as esferas são totalmente diferentes. Enquanto que o estadual, eles têm, permanece, eles têm leis, elaboram leis estaduais e fiscalizam o governador; enquanto que o deputado federal elabora e fiscaliza tudo que se passa pelo presidente.

Se eles analisarem algo que o presidente está fazendo de errado, alguma coisa que não está certo, eles vão votar contra. E se eles ver, realmente, aquilo que é de necessidade de um presidente tem que ser feito, eu acho que eles vão votar a favor.

Independente, acho que de partido, tem que votar o melhor para o Brasil. Dessa forma, incentiva a Câmara de Deputados; estaduais federais só trabalharão em prol da população. Então, eu penso comigo assim. Então, se o estadual ele vai fiscalizar o vereador é porque, tenha certeza, que coisas, muitas coisas boas virão para a cidade, para o Estado de onde ele foi eleito.

E, se acaso, caso do deputado federal, muitas verbas também e recursos virão; e as leis que eles vão praticar, elaborar, ali, vale para todo o estado brasileiro, território brasileiro; enquanto que o estadual, as leis valem para o Estado de onde eles foram eleito.