Programação especial marca a campanha do ‘Outubro Rosa’





O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, e Instituto Oncoguia, promovem sete atividades especiais nesta sexta-feira, 16, e sábado, 17.

As ações integram programação especial do “Outubro Rosa”, movimento mundial que visa a promover a prevenção e a informação sobre o câncer de mama.

O objetivo da ação, informa a Prefeitura, é conscientizar mulheres sobre a importância dos métodos preventivos à doença, com a orientação dos profissionais de saúde.

Além das ações, haverá distribuição de laços cor-de-rosa, que são o símbolo da campanha, em espaços públicos e locais de aglomeração popular.

Ainda pela ação, as unidades básicas de saúde distribuirão guias para realização de mamografias e coletas de materiais para exames de papanicolau.

O PAD (Posto de Atendimento Domiciliar) realizará atendimento especial para pacientes acamadas, inclusive, com coleta domiciliar de material para exame de papanicolau.

A série de atividades especiais inicia-se às 16h da sexta-feira, 16, quando a blogueira Renata Cristina Vittorato Martins Alves, criadora da página “O Câncer com Leveza”, fala sobre experiência pessoal dela.

A palestra será realizada no CEU das Artes, à rua Rosa Monteiro, 745. “Renata fala abertamente sobre o câncer de mama, incluindo o tratamento, de maneira que se possa levar uma vida normal, ficando atenta às mudanças e adaptando moda, beleza, comidas e troca de experiências”, conforme ressaltou a assessoria da Prefeitura. Ela foi diagnostica em fevereiro de 2013 e seguiu em tratamento por quase um ano.

Ainda na sexta, será realizada a “Caminhada Rosa”, com saída às 18h de frente da Prefeitura em direção ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local que recebe, às 19h, palestra sobre prevenção ao câncer de mama.

O tema será apresentado por Luciana Holtz, tatuiana fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, iniciativa que se tornou uma das principais fontes de informação sobre câncer para pacientes no Brasil, sendo o maior portal sobre a doença no país.

A iniciativa começou no ano de 2003, fruto de vocação da presidente. Focado em oferecer informação, o Instituto Oncoguia mantém diversas parcerias nas áreas médica e farmacêutica e, atualmente, oferece treinamentos, palestras, projetos em comunidades carentes e trabalho de suporte em leis em Brasília.

A noite de sexta, 16, é concluída no mesmo local e após a palestra de Luciana, com o lançamento do livro “Você Me Viu por Aí?”, com a presença da autora, Cristiana Castrucci.

O livro é fruto da experiência pessoal da autora e de outras mulheres que passaram vitoriosas pela comunicação do diagnóstico de câncer.

“Elas descobriram, cada uma à sua maneira, como lidar com mudanças psicológicas profundas a ponto de transformá-las em outras pessoas”, aponta assessoria.

“O livro visa levar às mulheres que estejam passando pelo difícil processo de diagnóstico e tratamento do câncer a experiência psicológica de quem já esteve lá e conseguiu superar todos os percalços emocionais”.

A programação tem continuidade no sábado, 17, com a Feira de Saúde, realizada entre 9h e 16h, na Praça da Matriz. A feira contará com distribuição de panfletos, pintura de unha, corte de cabelo para doação a pacientes com câncer, shows musicais, entrega de lenços, brindes e atrações.

Segundo a Prefeitura, as mulheres que passarem pela Praça da Matriz receberão, ainda, orientações sobre cuidados com a saúde, aferição de pressão arterial, medida da circunferência abdominal, testes de glicemia capilar e a realização de testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e sífilis.

Outras duas palestras finalizam a programação, no CEU das Artes. Às 10h, Luiza Borsari de Araujo ministra a palestra “O Lado Bom”. Com 14 anos de idade e curada de leucemia de linfoide aguda, Luiza é autora do blog que leva o nome de sua palestra. “A doença me trouxe muita coisa boa e positiva”, comenta ela, que pretende tornar-se jornalista.

A última palestra da série de atividades será “Mães do Câncer, Sombra e Luz”, a ser ministrada às 14h, pela psicóloga (mãe de Luiza) Suzana Borsari.

“Outubro Rosa” é um movimento nascido nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama. Anualmente, nessa data, eventos são realizados visando conscientizar e melhor informar a população sobre a doença.