‘Programa de Ação Cultural’ é tema de palestra nesta quarta

155
Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

AC Prefeitura / Evandro Ananias

Manu apresentou pedido de palestra a secretário estadual da CUltura, Marcelo Mattos Araújo, em março

 

A Prefeitura confirmou para hoje, quarta-feira, 14, palestra sobre o ProAC (Programa de Ação Cultural) que havia sido adiada no mês de junho por conta de protestos.

O evento, voltado a promotores culturais e empresários, acontece no Centro Cultural, à Praça Martinho Guedes, 12, a partir das 17h.

Conforme informou a assessoria de comunicação da Prefeitura, na palestra gratuita, os convidados poderão aprofundar conhecimento sobre o programa.

O ProAC permite ao artista a viabilização da produção de bens culturais e ao empresário, investimento e fidelização de sua marca associada à arte.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

O evento estava agendado inicialmente para o dia 20 de junho. Entretanto, precisou ser desmarcado “devido à onda de protestos em São Paulo”. Conforme a assessoria do Executivo, as manifestações impediram “o deslocamento dos palestrantes para o município”.

A palestra será coordenada pelo diretor técnico do ProAC, Efren Eduardo Colombani, e pela presidente da Comissão de Análise e Projetos, Silvia Antibas.

Também segundo a Prefeitura, o conteúdo “é voltado ao incentivo à cultura através da renúncia fiscal do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços)”.

Ele trará informações gerais e práticas aos contribuintes sobre legislação e regulamentação, cadastramento de proponentes e propostas, admissibilidade, tramitação e critérios de análise, comissão de projetos, fluxos, procedimentos e prestação de contas.

Em material enviado à redação de O Progresso, o diretor municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, lembrou que a palestra é voltada aos empresários do setor comercial e industrial, não só de Tatuí, mas da região.

“Trata-se de uma oportunidade única para que os agentes culturais do município possam conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta de viabilização de projetos”, disse Rizek.

“O evento é aberto também aos profissionais de contabilidade, marketing, gestores culturais de órgãos públicos e privados e, claro, aos próprios artistas”, complementou o diretor.

De acordo com a assessoria, o evento é fruto de uma das reivindicações apresentadas pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, ao secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, em março deste ano.

Araújo esteve em Tatuí pela primeira vez no dia 22 daquele mês, quando conheceu equipamentos públicos culturais, como o Conservatório e o Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Conforme a assessoria, Manu falou ao secretário sobre “a importância desse tipo de capacitação para que o produto cultural do município seja valorizado e consiga novas formas de aporte de recurso através dos próprios empreendedores locais”.

“O ProAC é um mecanismo que confere nova autonomia ao artista e se reveste de uma excelente oportunidade de marketing para o empresário associar sua marca e seu produto à cultura, que é carro-chefe e vocação da nossa cidade, especialmente através da música”, disse o prefeito, por meio da assessoria.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova