Professor de judô alcança medalha de bronze em campeonato nacional





O professor de judô Alexandre Mendes da Cunha, da academia Leões de Judá, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Veteranos. O evento aconteceu no dia 14, sábado, na cidade de São José dos Campos e reuniu 400 judocas de 16 Estados.

Morador de Tatuí há 16 anos, Cunha venceu duas das cinco disputas na categoria “meio-leve” e ficou em terceiro lugar na soma de pontos. Sem patrocínio e com pouco dinheiro, o professor foi de ônibus para São José dos Campos e dormiu em São Paulo durante a viagem.

“Eu fui de Tatuí na sexta-feira e dormi em um ginásio em São Paulo antes de seguir viagem para São José dos Campos”, contou.

O professor de judô dá aulas no projeto Leões de Judá, que banca por conta própria. “Tenho um espaço na rua 11 de Agosto onde dou aulas para 50 crianças e adolescentes. Além de Tatuí, dou aulas para o mesmo projeto em um orfanato no bairro Santa Cecília e também na vila Ema, em São Paulo”, comentou.

Cunha informou que, nos três anos de projeto, já ensinou cerca de 300 pessoas – dessas, 150 de Tatuí. “Qualquer pessoa pode participar. É só ir lá à nossa academia e se inscrever. É tudo de graça”, disse.

A participação nas competições é uma forma de levar o nome do projeto social adiante, de acordo com o professor. “Quando vou para uma competição e ganho algo, é um meio de eu fazer as pessoas conhecerem melhor o meu trabalho, que é voluntário”, ressaltou.

É a terceira vez que Cunha conquista a medalha de bronze na competição. Em 2013 e 2014, também trouxe uma medalha para Tatuí. Com o projeto, o judoca espera transformar a cidade em uma potência no judô, assim como a cidade natal dele, Porto Alegre.

“Porto Alegre se tornou uma potência no judô por causa dos projetos sociais que fizeram lá”, apontou. O professor, que luta judô desde os seis anos de idade, disse que ensinar as crianças é um meio de retribuir à sociedade tudo que ganhou durante a vida.

“Eu ganhei muito com o judô, me tornei uma pessoa melhor com o esporte. Acho que, ao ensinar, eu estou retribuindo. É uma forma de agradecimento”.

O projeto social Leões de Judá fica na rua 11 de Agosto, 1.031. As aulas são às quartas-feiras, das 19h às 21h30, e aos sábados, das 17h30 às 20h30. Não há limites de idade ou renda para participar.