Problema tira dupla de Tatuí­ de corrida ‘Rally dos Sertões’





Hexacampeões nos caminhões, o piloto Edu Piano, 47, e o navegador Solon Mendes, 52, disseram adeus à 24ª edição do “Rally dos Sertões”. Integrantes da equipe de Tatuí, eles anunciaram na manhã de quinta-feira, 8, que deixaram a competição.

Em 2016, a dupla da Território Motorsport estreou na categoria UTV (utilitários off-road). No dia 6, Piano e Mendes encerraram a participação na competição. Esta é a primeira vez que os dois deixam a prova antes de seu término. O piloto acumula 21 participações no evento, enquanto que Mendes disputou pela 19ª vez.

Eles interromperam a disputa na terceira etapa, considerada a mais longa da edição. São 643 quilômetros, dos quais 376 de trechos cronometrados. O percurso foi considerado pela dupla da equipe local como sendo “repleto de desafios”.

Por meio de nota, Piano informou que a dupla não teve condições de continuar no rali por causa de uma pane elétrica. O veículo da dupla apresentou, primeiro, uma quebra no escapamento, o que fez o motor perder a força.

Depois de um trecho, o escape quebrou de vez. Em função de não ser dissipado, o calor derreteu fios do veículo, causando uma pane a 40 quilômetros para a final do percurso. Com isso, a dupla não concluiu o trajeto.

Apesar dos incidentes, Piano – que também é preparador de carros de competição –, declarou que as informações colhidas durante a prova foram válidas para conhecer os limites do veículo. O piloto, que tem uma trajetória no rali com caminhões e carros, afirmou, ainda, que teve um bom aprendizado.

Conforme a assessoria da dupla, Piano e Mendes não foram os únicos a abandonar a prova. Considerado o segundo maior rali do mundo (perde apenas para o Rally Dakar), o Rally dos Sertões termina neste sábado, 10, em Palmas (Tocantins), quando será completado o roteiro de 3.143 quilômetros.