Primeiros vencedores do concurso de Natal têm nomes divulgados





Jurados da modalidade “redação” já escolheram os vencedores do 19o Concurso Artístico e Literário de Natal, promovido pelo jornal O Progresso. Os alunos vencedores serão premiados na semana que vem e receberão R$ 250 cada. Os valores serão entregues por patrocinadores do certame.

Produzidos por alunos de escolas de ensino fundamental (públicas e privadas), os trabalhos em redação e desenho foram encaminhados ao corpo de jurados entre o final do mês passado e início de novembro.

Nesta semana, o júri encarregado de analisar os textos encerrou os trabalhos. A escolha dos vencedores ficou a cargo das professoras Leila Salum Menezes da Silva, que avaliou redações do grupo de estudantes do 1º, 2º e 3º ano; Cimira Cameron, com os textos do 4o e 5º anos; Almira Porciúncula, responsável pelas redações do 6º e 7º ano; e da jornalista Deise Juliana de Oliveira Voigt, que se encarregou de selecionar textos de alunos do 8º e 9º ano.

Após a definição dos premiados em redação, a comissão organizadora começou a entrar em contato com os vencedores. As entregas dos prêmios têm início nesta segunda-feira, 25, e seguem até o próximo mês.

Neste ano, patrocinam o concurso: loja Maricota, Prudente Fórmulas – Farmácia de Manipulação, lojas Picida e Sempre Bella Lingerie, Alergoclin, Paulo Motos, escola de idiomas CCAA, Colégio Objetivo e Palácio do Sorvete.

No total, os colaboradores distribuirão R$ 2.500 em prêmios, contemplando os dois primeiros colocados de cada grupo de anos. As premiações acontecerão nos estabelecimentos patrocinadores, sendo necessário que o aluno esteja acompanhado de um responsável.

O certame cultural é realizado com apoio de empresas tatuianas e tem como objetivo incentivar a criatividade. Ele é voltado a alunos do ensino fundamental, do 1o ao 9o ano, de escolas públicas e particulares, nas modalidades “desenho” e “redação”.

Pelo terceiro ano consecutivo, alunos da Escola de Educação Especial “Wanderley Bocchi”, mantida pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), também puderam participar.

Os demais vencedores serão conhecidos nos próximos dias, quando os jurados encerram as avaliações dos 1.182 desenhos. As escolhas dos trabalhos dos estudantes estão a cargo de profissionais das artes gráficas.

São eles: o artista plástico Mingo Jacob (1º, 2º e 3º anos); o professor, cenógrafo e artista plástico, Jaime Pinheiro (4º e 5º anos); o professor e caricaturista Bruno Venâncio (6º e 7º anos); o designer Fábio Antunes dos Santos (8º e 9º anos); e a artista plástica Carmelina Monteiro (desenhos da Apae).

A edição 2013 do concurso registrou inscrição de 1.551 trabalhos. Ao longo dos 19 anos, o certame cultural recebeu 37.205 inscrições, número que o coloca entre um dos mais importantes do município.