Primeiro Encontro de Cultura Raiz acontece na sexta-feira

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, atração do evento de sexta (foto: AI Conservatório)

Famoso por seus Torneios Estaduais de Cururu, o Conservatório de Tatuí promove na sexta-feira, 23, o Encontro de Cultura Raiz “A Viola no Palco”. O evento celebra o Dia do Folclore (22 de agosto) e deve reunir violeiros de toda a região.

A programação começa às 14h e segue até as 21h, com palestras, poesias caipiras, “causos”, prosas e um “sarau caipira” com muita moda de viola. A entrada é gratuita.

De acordo com os professores responsáveis pelo encontro, Jaime Pinheiro e Zeca Collares, a proposta é celebrar o Dia do Folclore com “uma mostra do que há de melhor na música brasileira de raiz, incluindo cururu, cana verde, samba caipira, fandango e muito mais”.

“É o Conservatório de Tatuí dando espaço para a cultura raiz e empenhado em preservar as matrizes destes estilos”, comenta Collares.

A programação começa com o workshop “A Arte de Cornélio Pires”, ministrado pelo músico, compositor e pesquisador Pedro Massa. Em seguida, às 15h, o também músico e pesquisador Carlos Caetano apresenta “Toques de Viola para Cururu”.

Às 18h, os participantes se reúnem no Foyer “Mário Covas” para uma recepção musical que terá poemas caipiras, modas de viola, contação de causos e “boa prosa”, com apresentações de convidados, professores e alunos do Conservatório de Tatuí, como Átila Ramires (viola), Odair Júnior (viola), Amadeu Moraes (viola), João Vitor Ferrari (contrabaixo), Laidenss Guimarães (violão) e Mariana Lizardo (voz), entre outros.

Logo depois, às 19h, começa o esperado “Sarau Caipira”, no palco do teatro “Procópio Ferreira”, com apresentação de Herbert Brasil & Romulo Viola (dupla de Hélio Beijo-Frio), Carlos Caetano (violeiro), Tropeirinhos do Rancho (fandango), Grupo de Samba Caipira “Filhos de Quadra” (Quadra-SP), Eliezer Ivan de Queiroz (sanfoneiro), além de vários outros violeiros de cururu e cana verde da região.

Para encerrar, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí interpretará “Triste Berrante” (Adauto Santos), “Inquilino de Violeiro” (Marcos Cândido) e “Beira Mar” (domínio público). O grupo é formado por Odair Júnior, Amadeu de Moraes, Eraldo de Almeida e Zeca Collares (viola caipira), Laidenss Guimarães (violão), João Ferrari (contrabaixo) e Mariana Lizardo (voz). A coordenação é de Zeca Collares.