Prefeitura reivindica implementação de Casa da Juventude no município

Governador João Doria lançou oficialmente o projeto na semana passada

Maria José recebe subsecretário da Juventude, Luiz Chrysostomo de Oliveira (foto: AI/Prefeitura)
Da reportagem

Na terça-feira da semana passada, 4, no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria lançou oficialmente o projeto “Casa da Juventude”. O planejamento do governo estadual consiste em espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional.

Tatuí é uma das cidades reivindicando uma unidade. Pelo novo projeto, o governo estadual investirá cerca de R$ 600 mil para financiar prédios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a unidade da Casa de Juventude terá ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

Em nota, a prefeita Maria José Vieira de Camargo afirmou a intenção de implantar a unidade da Casa de Juventude no antigo terreno do Expurgo, no bairro Boqueirão. “Uma área que pertence ao estado e que precisa ser revitalizada com um equipamento público”, declarou a prefeita.

Recentemente, Maria José, acompanhada do secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e do empresário João Victor Vieira de Camargo Teles, recebeu a visita do subsecretário estadual da Juventude, Luiz Chrysostomo de Oliveira, no paço municipal.

A O Progresso, Sinisgalli contou que o subsecretário foi informado das ações e demandas relacionadas à área, além de conhecer equipamentos públicos utilizados por jovens tatuianos. Ainda no encontro, Oliveira convidou os representantes do município a participarem do lançamento do projeto.

Para o titular da pasta, “a Casa da Juventude é um projeto inovador do governo estadual”. Ele afirma que a iniciativa deverá colaborar na preparação dos jovens tatuianos que estão em busca da primeira oportunidade profissional.

“São cursos muito modernos e que vêm ao encontro das ideias dos projetos do Departamento Municipal da Juventude e do Comujuta (Conselho Municipal da Juventude de Tatuí)”, ressalta o secretário municipal.

Sinisgalli revelou que, ainda na reunião ocorrida no paço municipal, a prefeita já solicitou a Oliveira que Tatuí fosse uma das primeiras cidades paulistas a ser contemplada com o novo espaço voltado à juventude.

De acordo com Sinisgalli, Oliveira informou que um dos requisitos aos municípios que desejam pleitear o novo projeto é possuir um conselho municipal da juventude.

“Foi muito bom sabermos disso, visto que temos uma lei municipal de 2005, criando a Comujuta, sendo reestruturada em 2017, no início da atual gestão, a qual estamos dando andamento”, completa.

Conduzida pelo atual presidente do Biênio 2021/22, Wilian Silva, e pelo vice-presidente, Anderson Luiz de Souza, a primeira reunião presencial do Comujuta foi realizada no Centro Cultural, na véspera da do lançamento do projeto estadual.

O Comujuta é composto por 29 conselheiros voluntários, derivados do poder público e da sociedade civil, com a finalidade de formular e propor diretrizes de ações governamentais, em busca de promover políticas públicas para a juventude.

“O jovem tem um importante papel na formatação de uma sociedade, sendo um dever do poder público, principalmente criando ferramentas que possam conduzi-los nesta etapa da vida, sendo este espaço que estamos pleiteando, um local que ajudará o público juvenil da cidade nessa caminhada”, declarou o titular.

Ainda de acordo com Sinisgalli, após o encontro com Oliveira e a solicitação da prefeita, Tatuí tem “grandes chances” de ser contemplada com a unidade da Casa da Juventude.

“Estamos muito contentes de ver que Tatuí, cada vez mais, está evoluindo e recebendo novos projetos”, indicou. “É sonho que está sendo realizado, e Tatuí está prestes a alcançar mais essa conquista à população, principalmente aos jovens tatuianos”, complementou.

Ainda no evento no Palácio dos Bandeirantes, Doria realizou a entrega de certificados aos municípios “Amigos da Juventude”. Tatuí foi contemplada, pois, segundo a assessoria de comunicação, realiza vários projetos na área e mantém ativo o Comujuta há quatro anos.

1 COMENTÁRIO

  1. Belíssima iniciativa!

    Mas, para ser realmente muito efetiva, precisa derrubar uma grande barreira municipal e existir e funcionar mais do q apenas no horário extendido mínimo, ou seja, precisa funcionar e ter atividades também no período da noite em q possa reunir e ter atividades diversas até, no mínimo, 22h, para propiciar atividades e possibilidades d treinamento e cultura fora do horário do expediente comercial, para atrair e bemeficiar tb quem trabalha o dia todo. Parabéns à prefeita pela rápida demonstração d interesse no projeto!

Comentários estão fechados.