Prefeitura planeja programação de Natal diferente de anos anteriores

Secretário informa cronograma prévio com mudanças devido à pandemia

2055
Pinheirão recebe iluminação natalina desde 1956 (Foto: Arquivo O Progresso)
Publicidade
Da reportagem

O acendimento do “Pinheiro de Natal”, a Casa do Papai Noel, o Natal Musical e a Feira de Artesanato “Capital da Música”, são algumas das tradicionais atividades realizadas em Tatuí, no final do ano, que sofrerão alterações ou deixarão de acontecer em 2020.

De acordo com Cassiano Sinisgalli, secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, a pandemia obrigará a prefeitura a elaborar uma programação de Natal diferente.

O titular da pasta antecipou a O Progresso uma programação prévia de Natal. O cronograma ainda será atualizado e lançado oficialmente em breve. Contudo, Sinisgalli já adiantou que todas as atividades serão promovidas exclusivamente em praças públicas, para não haver aglomerações em um local fechado.

Desta forma, o secretário confirmou que está descartada a realização da Casa do Papai Noel, a qual tem acontecido dentro do Centro Cultural, com uma decoração especial de Natal.

Somente no ano passado, a pasta estima ter recebido 40 mil visitantes na “Casa”. “Alcançamos públicos expressivos nos últimos anos, e o evento poderia acumular muitas pessoas, provocando aglomerações. Ainda que fizéssemos um controle de entrada no local, geraria grandes filas”, justificou o titular.

Publicidade

Apesar disso, Sinisgalli afirmou que a fachada do Centro Cultural será decorada, deixando-a como as características da Casa do Papai Noel. A intenção é que, todas as noites, o Papai Noel vá até a fachada para cumprimentar as crianças que estiverem na praça Martinho Guedes, a Praça da Santa.

“Não é que não quiséssemos, mas, no atual momento, não podemos deixar que haja proximidade entre o Papai Noel e as crianças, devido à Covid-19”, explicou Sinisgalli.

Em contrapartida, a tradição junto ao Pinheirão de Natal está garantida. Conforme Sinisgalli, a previsão é de que as luzes sejam acesas na última sexta-feira deste mês, dia 27.

A árvore, situada na Praça da Santa, em frente ao Centro Cultural, ilumina a festividade, é considerada “o maior cartão postal do período” e recebe a iluminação natalina desde 1956, há 64 anos.

De acordo com Sinisgalli, o Natal Musical, que conta com apresentações de diversos grupos, coros, músicos e cantores da cidade e região, deve ter início a partir do dia 9 de dezembro, uma quarta-feira.

“Pretendemos que as apresentações, no coreto da Praça da Matriz, sejam feitas por grupos com um número reduzido de músicos, para não haver acúmulo de pessoas”, declarou.

Essa data está reservada devido ao Dia da Padroeira, celebrado em 8 de dezembro. O secretário reconhece que, mesmo que o Santuário Nossa Senhora da Conceição não promova a Festa da Padroeira neste ano, ainda haverá atividades religiosas. “Para não atrapalharmos, começaremos no dia 9”, contou.

No início do mês passado, em reunião no Centro Cultural, a secretaria municipal, diretores e membros da Associação dos Artesãos de Tatuí haviam pré-agendado a Feira de Artesanato “Capital da Música, edição especial de Natal, para ser promovida na Praça da Matriz entre os dias 4 e 24 de dezembro.

Devido à pandemia, a tradicional feira só voltou a ser realizada presencialmente nesta semana, de quinta-feira, 5, a este domingo, 8, das 9h às 20h, após oito meses – a edição anterior ocorrera entre os dias 5 e 8 de março.

Sinisgalli indicou que, provavelmente, a caravana temática da Coca-Cola virá ao município, porém, ainda não há data confirmada. Ele antecipou que não haverá parada dos caminhões, somente o tráfego pelas ruas do município, em um trajeto a ser definido, justamente para evitar aglomerações.

“Em um ano difícil, estávamos aguardando essa data. Além disso, é uma forma de estarmos promovendo turisticamente Tatuí e, principalmente, movimentando o comércio da cidade, muito atingido pela pandemia”, apontou.

Sem dar detalhes, Sinisgalli ainda afirmou que a secretaria está formalizando parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial) e empresários para o patrocínio da decoração de Natal e para trazer uma “grande novidade ao município”. “Estamos tentando embelezar ainda mais a nossa linda e nova Praça da Santa, inaugurada no ano passado”, finalizou o titular.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome