Prefeitura lança programação virtual em celebração aos 194 anos de Tatuí

Devido à pandemia, eventos comemorativos são transmitidos pela internet

299
Rick e Renner realiza live beneficente em prol à Santa Casa de Misericórdia neste sábado (Foto: Divulgação)
Publicidade
Da reportagem

Em 2020, devido à pandemia, a prefeitura, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, está promovendo virtualmente as atividades em comemoração ao 194º aniversário de Tatuí e à 78ª Semana Paulo Setúbal.

Na noite desta sexta-feira, 7, às 20h (após o fechamento desta edição, às 17h), aconteceria uma “live” em celebração ao centenário do prédio que acomoda o Museu Histórico “Paulo Setúbal” e o lançamento de uma logomarca comemorativa, em alusão à data.

O evento contaria com uma apresentação musical do Trio Bravo Electro, formado pelos violinistas Eduardo Augusto e Rogers Bertinotti e o violoncelista Tiago Almeida.

A live seria transmitida pelo canal do museu no YouTube, pelo link https://bit.ly/31HIeYr , e pela página da secretaria municipal no Facebook, através do endereço eletrônico: https://bit.ly/2RLELnb .

O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, afirma que, antes da pandemia, havia planejamento de promover um evento em celebração ao centenário do prédio na praça Manoel Guedes.

Publicidade

“Como não podemos realizar atividades que possam gerar aglomeração de pessoas, optamos por promover a live para não deixar a data ‘passar em branco’. É um prédio histórico e um momento glorioso para a cidade”, declarou Sinisgalli.

Rick e Renner

Na tarde deste sábado, 8, a partir das 14h, a dupla sertaneja Rick e Renner se apresentam na live de aniversário ao aniversário de Tatuí. Segundo o titular da pasta, “o evento é a cereja do bolo aos tatuianos”.

Rick e Renner vêm ao município para realizar o show diretamente do Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório Dramático e Musical “Doutor Carlos de Campos”, transmitido pelo canal oficial da dupla no YouTube, no link: https://bit.ly/2DJCIvI . Todos os recursos arrecadados na live serão revertidos à Santa Casa de Misericórdia.

Sinisgalli destaca que, desde 2017, a prefeitura havia retornado com os shows em comemoração aos aniversários do município na praça Antônio Prado, que abriga a Concha Acústica Municipal “Spartacco Rossi”, com a presença de músicos locais e artistas de renome.

Conforme o secretário, a equipe de produção da dupla sertaneja ficou contente ao saber que, além de comemorar o aniversário do município, gravaria uma live no teatro “Procópio Ferreira”.

Segundo Sinisgalli, o produtor e empresário da dupla, Marcos Nascimento, foi aluno do Conservatório de Tatuí. “Ele veio ao município para fazer uma visita técnica e nos disse que havia voltado aos velhos tempos”, contou.

Ele agradece aos “empresários locais que possibilitaram a vinda da dupla, dando um presente para Tatuí, através da prefeitura, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e do Conservatório”.

Em maio, a dupla Rick e Renner realizou uma live em prol ao Lar São Vicente de Paulo. O show, transmitido pela internet, pôde compensar a não realização da tradicional Festa da Caridade, que aconteceria no dia 11 de junho, feriado de Corpus Christi.

A ação em prol à entidade tatuiana foi a segunda live da dupla Rick e Renner durante a quarentena e superou a marca de um milhão de visualizações, atingindo o oitavo lugar nos “vídeos em alta” do YouTube.

O show foi transmitido ao vivo pelo canal da dupla sertaneja na plataforma online. Intitulada “Rick & Renner – At Home 2 ‘The Best’ – Ao Vivo”, a live recebeu, ao todo, 1.094.252 visualizações, em 4 horas, 41 minutos e 37 segundos de transmissão.

Desta vez, em prol à Santa Casa, um “QR Code” estará disponível na tela durante a transmissão do show da dupla sertaneja e, através do leitor de códigos, as pessoas são direcionadas à página para utilizarem cartão ou gerar um boleto bancário.

“É uma maneira de comemorarmos o aniversário de Tatuí. E reforçarmos a importância de as pessoas ficarem nas respectivas casas, pois não faremos o show em praça pública, e ainda ajudarmos a Santa Casa”, declarou Sinisgalli.

De acordo com o titular da pasta, Rick e Renner apresentam o show da turnê “Na Estrada” com cenário especial e um repertório musical com os grandes sucessos da carreira deles e de outros cantores.

Sinisgalli revela a pretensão de exibir alguns vídeos de Tatuí durante a live. “É uma grande oportunidade. A live, além de entrar na casa dos tatuianos, leva o nome de Tatuí ao mundo inteiro”, destacou.

“Os tatuianos que moram fora podem matar um pouco da saudade do município. É uma maneira de divulgarmos a cidade com artistas de renome, cantando vários sucessos e tocando no palco do Conservatório de Tatuí”, completou Sinisgalli.

Neste domingo, às 19h, está programada a missa em ação de graças ao 194º aniversário, com a apresentação da imagem de São João do Bemfica, que foi restaurada. A celebração acontece no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A missa é transmitida, ao vivo, pelo Facebook da “Igreja Matriz”, pelo endereço digital: https://www.facebook.com/santuarionossasenhoraconceicao/ .

No dia em que será celebrado o aniversário de Tatuí, terça-feira, 11, às 10h, a prefeitura promoverá um ato cívico em frente à capela de São João do Bemfica. O evento será limitado às autoridades civis, religiosas e militares, devido à pandemia.

Conforme o departamento de comunicação da prefeitura, está prevista participação da Guarda Civil Municipal, com os pavilhões nacionais, cântico de hinos cívicos, manifestação das autoridades e apresentação do grupo musical Família Cortez.

Inaugurações

Conforme o departamento de comunicação, algumas inaugurações marcarão o mês de agosto, respeitando as orientações dos órgãos de saúde. Na segunda-feira, 10, às 16h, será entregue mais uma etapa da duplicação e revitalização da avenida marginal do Ribeirão do Manduca, o Complexo Viário “Orlando Teles”.

Pouco depois, às 18h, será a inauguração da fonte na rotatória do Marapé, no início da avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali.

No dia seguinte, quarta-feira, 12, às 16h, a prefeitura entregará, no Jardim Santa Rita de Cássia, a revitalização do campo municipal e a inauguração do núcleo esportivo do Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Encerrando os atos inaugurais, na sexta-feira, 14, às 15h, ocorrerá a entrega oficial da UPA (unidade de pronto atendimento). Conforme o departamento de comunicação, os vídeos dos eventos serão disponibilizados no Facebook da prefeitura, pelo link: https://bit.ly/3kiKQnU .

Publicidade