Prefeitura inaugura UBS com o Programa Saúde da Famí­lia





AC Prefeitura

Reforma durou oito meses e unidade foi entregue na segunda-feira

 

Depois de aproximadamente oito meses de reforma, a Prefeitura inaugurou, nesta segunda-feira, 28, a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Othoniel Cerqueira Luz”, na rua Sérgio Mascarenhas Camargo, s/nº, no bairro da CDHU Orlando Lisboa de Almeida.

A unidade de atendimento passou a contar com o PSF (Programa Saúde da Família). Segundo o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, a implantação desse sistema busca melhorar a atenção básica às famílias.

Ele argumentou que, “para a melhoria acontecer, é importante trabalhar a prevenção”. “Isso faz com que as pessoas sejam atendidas, não fiquem doentes e sejam tratadas rapidamente, para que o problema não se estenda para um pronto-socorro”, defendeu.

De acordo com o prefeito, a unidade do PSF vai melhorar o atendimento, inclusive, do pronto-socorro, pois, de acordo com ele, a Prefeitura efetivou levantamento que mostrou que grande parte dos atendidos no local era de bairros do entorno da reinaugurada UBS.

Conforme Manu, com a unidade trabalhando na prevenção junto a pessoas desses bairros, consequentemente, a demanda no pronto-socorro diminuirá.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Máximo Machado Lourenço, o PSF é um programa que visa reforçar a atenção básica, prevenindo doenças e dando melhores condições de atendimento aos usuários.

“As pessoas que vão ter atendimento, aqui, terão mais oportunidades, mais médicos à disposição para o atendimento, e, com isso, diminui a questão do pronto atendimento no PS”.

“Aqui, vamos fazer o trabalho preventivo de diabetes, hipertensão, saúde bucal, saúde da criança, do idoso. Todos esses programas serão desenvolvidos através do PSF, que é composto por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, que estarão levando saúde até as casas e trazendo as demandas das residências para a unidade, para termos uma melhor cobertura na assistência básica”, ressaltou Máximo.

O local também conta com um “alojamento” para que agentes comunitários de saúde tenham lugar para reuniões e ordens do dia. O prefeito disse que, além de dar o novo espaço aos servidores, pode acontecer uma diminuição do número de usuários de drogas que ficavam no local, antes da reforma.

De acordo com Máximo, a reforma configurou-se numa revitalização das condições de trabalho e estrutura física do posto de saúde.

O secretário ressaltou que houve ampliação dos espaços físicos, que não estavam comportando a demanda da população, necessitando de uma estrutura maior, o que levou, segundo ele, à implantação do sistema PSF.

Conforme Manu, a unidade, antes da reforma, “não apresentava condições de trabalho”. “Era um caos, quem é morador do bairro sabe. Hoje, isso aqui é um céu, não só na parte física, a população será bem atendida. O que eu peço, agora, é um atendimento digno para as pessoas e respeito com o cidadão”, afirmou.

Segundo Máximo, o posto conta com duas equipes atendendo. Cada uma conta com um médico, portanto, há dois profissionais dessa área trabalhando na UBS.

Conforme Manu, a cidade possui, no momento, sete equipes do PSF. Porém, o objetivo é chegar a 11, com mais duas inaugurações de postos de saúde.

De acordo com Máximo, um dos médicos da UBS é oriundo do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), que tem objetivo de estimular a formação do médico para a necessidade da população e levar o profissional para localidades com maior carência nesse serviço.

Manu afirmou que tem intenção de implantar o PSF em “quase todas as UBSs” da cidade. “Isso é um planejamento, um compromisso, mas as coisas não acontecem do dia para a noite”.