Prefeitura inaugura novo atrativo turístico na marginal do Manduca

Obra em mural recebe o nome de “Capital da Música” (foto: Diléa Silva)
Da reportagem

Mais um atrativo turístico foi implantado em Tatuí. Na noite de segunda-feira, 16, a prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da Educação, inaugurou o “Mural em Mosaico Capital da Música”, na avenida Professora Maria Aparecida Santi, na marginal do Manduca.

A cerimônia teve presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, do secretário parlamentar e ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, além de secretários e diretores municipais.

Também esteve presente o gerente do Supermercado Barbosa Nelson Ferreira Machado, o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary de Araújo Júnior, a artista plástica Soraya Rossi Camargo, professores da rede de ensino que colaboraram com a execução do projeto e o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Wagner Eduardo Graziano.

(foto: Diléa Silva)

A solenidade ainda contou com apresentação da Banda Musical “Professor Dirceu Ortolani Stein” – Bamados, da cidade de Capivari, sob a regência do maestro Caio Augusto da Silva. O grupo é formado por 50 componentes, entre corpo musical e linha de frente, com idades entre 8 e 25 anos.

Conforme divulgado no evento, o projeto foi elaborado para “fomentar o turismo em Tatuí, visando valorizar ainda mais o título de Capital da Música, pelo qual Tatuí é nacionalmente conhecida”.

A artista plástica Soraya Rossi Camargo, responsável por elaborar o mural, a prefeita Maria José e o vice-prefeito Luíz Paulo (foto: Diléa Silva)

A artista plástica Soraya foi a responsável por elaborar o mural, que ainda teve a colaboração de 18 professores de arte da rede municipal de ensino, além de outras pessoas convidadas, com apoio da Cerâmica Strufaldi e da rede de Supermercados Barbosa.

Soraya destacou que o projeto voltado à música foi criado a partir de um convite da prefeita que consiste no desenho de uma orquestra se apresentando com 46 músicos – que tem como maestro Antônio Carlos Neves Campos, ex-diretor do Conservatório de Tatuí, já falecido.

A obra de arte, feita totalmente em azulejo, começou a ser instalada no dia 30 de setembro, em uma parede de 2,40 metros de altura e 136 metros de comprimento.

(foto: AI Prefeitura)

“O que eu queria, também, era valorizar esses professores de arte. Mais de 30 fizeram o workshop e uns 18 foram até o fim. Eu dei o workshop, eles aprenderam e executaram o trabalho durante dois meses”, comentou a artista plástica.

A equipe organizadora se reuniu em uma oficina de mosaico, instalada em um espaço cedido pelo Colégio Objetivo. Os azulejos utilizados para formar os desenhos foram cedidos pela Cerâmica Strufaldi, e a rede Barbosa ofereceu apoio financeiro, além de ter cedido o muro – que é de propriedade dela – para a realização do projeto.

O maestro Luís Marcos Caldana, do Conservatório, foi o responsável por auxiliar a equipe na montagem do desenho fixado no muro, indicando a posição em que cada instrumento deveria estar, bem como os membros da orquestra retratada no projeto artístico.

(foto: Diléa Silva)

Soraya ainda revelou que tem projetos para instalações de murais em outras regiões da cidade. “Agora, quero fazer as cenas de uma ópera. Ainda vou finalizar este projeto e levar para o Conservatório de Tatuí”, antecipou.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o novo espaço turístico está sendo monitorado com câmeras, para inibir a ação de vândalos.

Conforme informado em nota, foram instaladas três câmeras na extensão do mural, e as imagens são observadas 24 horas, por meio da Central de Monitoramento, instalada na Guarda Civil Municipal.

Maria José parabenizou os envolvidos no processo de criação e construção do mural e destacou que o projeto faz parte do processo de revitalização daquele local, “que anteriormente estava abandonado”.

“Em dois anos, conseguimos recuperar, com muito trabalho, essa região. E faltava uma marca de Tatuí como MIT (município de interesse turístico), uma referência para que os cidadãos de Tatuí e os turistas pudessem se lembrar e se orgulhar de nossos grandes músicos e suas orquestras”, disse a prefeita.

A O Progresso, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, reiterou que a entrega do projeto completa o trabalho da cidade para manter-se como MIT e pleitear o título de estância.

“É um projeto que valoriza ainda mais e homenageia os músicos de Tatuí, fortalecendo a cidade como ‘Capital da Música’ e, além disso, completa a beleza desta avenida que foi recentemente revitalizada”, reforçou o secretário.

(foto: Diléa Silva)

Sinisgalli disse acreditar que poucas cidades conseguiram fazer o que Tatuí fez para o turismo nestes últimos três anos. Ele lembrou que, como MIT, a cidade já entregou 11 monumentos restaurados, efetivou a revitalização da Capela do Bemfica e vai entregar a Praça da Santa nesta quarta-feira, 18.

“Acredito que, com tudo isso, a praça vai ser a cereja do bolo, tanto para o Natal quanto para a gente contemplar um ano excelente para o turismo. Nosso trabalho, quando entramos na gestão, era arrumar o município para poder lançar novos projetos. Este muro é um deles, mas tem muitos outros projetos para 2020”, completou o secretário.