Prefeitura inaugura a ‘Casa do Papai Noel’ no fim de semana

    Evento marca a abertura da programação “Natal Encantado”

    294
    Wilson Machado, o Machadinho, e Vera Lúcia Torres, que até 2018 foram o Papai e Mamãe Noel, serão homenageados (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Siltec
    Da reportagem

    A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove na noite de sábado, 30, às 19h, a cerimônia de abertura oficial do “Tatuí Natal Encantado 2019”, com a abertura da Casa do Papai Noel.

    O evento será realizado no piso superior do Centro Cultural (antigo Alvorada Clube), à praça Martinho Guedes, 12, com recepção musical do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí.

    O secretário da pasta, Cassiano Sinisgalli, destaca que a programação festiva começa com a chegada do “bom velhinho”, no sábado, e segue até o dia 23 de dezembro com diversas atrações culturais.

    “Como a Praça da Santa ainda está em obras, nós vamos fazer a programação natalina em duas fases. Na primeira, o foco é aqui na Casa do Papai Noel, onde estamos fazendo uma estrutura para receber pelo menos 40 mil pessoas durante os 24 dias”, salientou Sinisgalli.

    A abertura oficial deve contar com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, secretários, vereadores, diretores e autoridades municipais. Depois da cerimônia, a “Casa” fica aberta à visitação, até às 22h, e segue assim diariamente, das 19h às 22h, com a presença do Papai Noel.

    Publicidade
    Siltec

    Sinisgalli antecipou que, durante a cerimônia, será realizada homenagem a Wilson Machado, o Machadinho, e Vera Lúcia Torres, que até 2018 foram o Papai e Mamãe Noel oficiais do município.

    “Por motivos particulares, os dois decidiram não participar neste ano e, desta vez, outro Papai Noel vai assumir a ‘Casa’. Contudo, foram nove anos trabalhando como o casal Noel, e eles merecem esta homenagem”, ressaltou o secretário.

    A Casa é um projeto desenvolvido pela SECTLJ em parceria com a artista plástica Soraya Rossi Camargo. Sinisgalli aponta que, no local, as famílias poderão registrar a visita ao Papai Noel e também “vivenciar um pouco da cultura tatuiana”.

    “Vamos fazer como se fosse uma vila do Papai Noel. Desde a rampa, os visitantes serão recebidos com uma decoração especial e, dentro da Casa, ainda vamos ter fábricas de doces, instrumentos musicais e uma homenagem a algumas lojas antigas da cidade, para relembrar os antigos Natais de Tatuí”, contou o secretário.

    Além disso, os que visitarem o espaço entre os dias 30 de novembro e 23 de dezembro receberão cupons para concorrer a uma televisão de 42 polegadas, a ser sorteada no último dia do evento, no Centro Cultural.

    A programação do “Tatuí Natal Encantado 2019” ainda inclui os projetos do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), como a abertura do Bazar de Natal, que acontecerá no dia 6 de dezembro, no Centro Cultural, e a inauguração do “Circuito de Luz”, na praça Ayrton Senna, dia 7 de dezembro.

    Além disso, no dia 12 de dezembro, começa a programação do “Natal Musical”, que vai até o dia 23, na Praça da Matriz, com a apresentação de diversos grupos, coros, músicos e cantores da cidade e região.

    A abertura do “Natal Musical” será na quinta-feira, 12 de dezembro, às 20h, com a apresentação do Coral da Cidade de Tatuí “Professor José dos Santos”. Na sexta-feira, 13, às 20h, será a vez da Orquestra Filarmônica Cortez.

    No sábado, 14 de dezembro, às 10h, os assistidos pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da prefeitura, participam com uma mostra de dança.

    Às 11h, é a vez do musical de violão e coral do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” e, às 20h, haverá apresentação do coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

    Já na segunda-feira, 16, às 20h, a apresentação fica por conta da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Na terça-feira, 17, às 20h, é realizada a apresentação da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

    Na quarta-feira, 18, às 20h, o público pode prestigiar a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí e, na quinta-feira, 19, às 19h, há a apresentação do Coro Artístico do Conservatório de Tatuí.

    Casa do Papai Noel espera
    receber 40 mil visitantes
    em 2019 (foto: AI Prefeitura)

    Na sexta-feira, 20, às 20h, é a vez do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Já no sábado, 21, acontecem duas apresentações: às 11h, com a Banda Carlos Gomes, de Cesário Lange, e às 20h, com a Banda Infantil do Conservatório de Tatuí.

    No domingo, 22, às 20h, ocorre a apresentação dos corais das Igrejas Presbiteriana de Tatuí e Presbiteriana Bela Vista e, no dia 23, às 20h, acontece o sorteio de prêmios da Campanha “Natal Premiado”, promovido pela ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí, seguido do encerramento do “Natal Musical”, com apresentação do Grupo Seresteiros com Ternura.

    Ainda como parta da programação do “Natal Encantado”, o município recebe dois desfiles pelas ruas da cidade: a Caravana da Coca-Cola e a Carreata Natalina do Grupo São Roque de Supermercados.

    A cidade será visitada pelos tradicionais caminhões iluminados da Coca-Cola na terça-feira, 17 de dezembro. A concentração será no hipermercado da Coop da rua 11 de Agosto. Além disso, os personagens Urso Polar, Mamãe e Papai Noel farão paradas em locais escolhidos para interação com o público.

    Já na quarta-feira, 18, será a vez da Carreata Natalina do Grupo São Roque de Supermercados. A “parada” visitará pela segunda vez a Capital da Música, com 40 artistas, ônibus, caminhões e trio elétrico, tematizados com luzes, som, decoração e personagens natalinos.

    Ela sairá do Pátio Vivaz, na avenida Teófilo Andrade Gama, em direção ao Supermercado São Roque da avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo.

    “Além disso, também vamos ter, na Praça da Matriz, a tradicional feirinha especial de Natal. Os artesões vão estar lá a partir do dia 11 de dezembro, até o dia 23, com muitos produtos natalinos”, completou o secretário.

    A programação é promovida com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do governo federal, com apoio cultural de McDonald’s, Polo Industrial, Keke Empreendimentos, Associação Comercial e Empresarial de Tatuí, Unimed, Grupo BT, Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara, Grupo Pacaembu, One7 Soluções Inteligentes e Recebíveis, Funerária Moreno, Coop – Cooperativa de Consumo, Moto Guia Honda e CNA Inglês Definitivo.

    Publicidade
    Siltec

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome