Prefeitura dá início ao 18º Varzeano com dois jogos no estádio ‘Itatibão’

2º Amador começa no domingo; certames apresentam ‘novidades virtuais’

96
Diretor de esporte, secretário municipal e gestor esportivo apresentam troféus das competições (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Paulo Motos
EMpresa Rosa

Tem início neste domingo, 15, o 18º Campeonato de Futebol Varzeano Municipal. A rodada inaugural do certame promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, acontece no estádio “Itatibão”, do Clube de Campo.

O primeiro jogo da competição ocorre às 14h, entre Bigode Grosso e Tubarão. As agremiações pertencem ao grupo H. Na sequência, às 15h45, pelo grupo G, Jardim Gonzaga e Nova Geração estreiam.

O título da 18ª edição do “Varzeano” será disputado por 28 times, divididos em nove grupos. Formam o grupo A as equipes: Asa Branca, GE Americana, Arsenal e Amizade; no grupo B, estão Família Astória, Atlético Tatuí e Os Únicos; e no C, União Vila Esperança, Meninos da Europa e Aliados do Wanderley.

O grupo D é formado por mais três equipes: Peixoto Futebol Tatuí, São Conrado e Barroca. Estão no grupo E: Az de Ouro, Tabajara e Cristal Palace; e no F, 1º de Maio, Americana FC e Santa.

Os times Nova Geração, Jardim Gonzaga e Força Jovem fazem parte do grupo G. O H é composto por Jonão, Tubarão e Bigode Grosso. E o grupo I tem o Vila Real, Enxovia e Grupo BT.

Publicidade
EMpresa Rosa
Paulo Motos

Os líderes de sete grupos classificam-se às quartas de final. A última vaga à fase eliminatória sairá do confronto “pré-quartas”, entre o primeiro colocado do grupo A e o líder com o aproveitamento mais baixo. As quatro agremiações semifinalistas alcançarão o acesso ao 3º Campeonato Municipal de Futebol Amador, em 2020.

Conforme adiantado pelo gestor esportivo do Departamento Municipal de Esporte, Diego Barros, a O Progresso, há a pretensão de, no próximo ano, haver a disputa de três divisões.

Desta forma, as 11 melhores equipes do 18º Varzeano que não chegarem às semifinais, no próximo ano, participarão da futura Copa Tatuí, equivalente à segunda divisão municipal.

As agremiações restantes irão jogar, em 2020, o 19º Varzeano, que será considerado a terceira divisão tatuiana. Segundo Barros, novos times interessados também poderão competir no certame, que será disputado no sistema de “mata-mata”.

“Em 2020, teremos três divisões com uma nova nomenclatura aos campeonatos municipais, para valorizar nosso futebol”, ressalta o gestor esportivo.

Principal divisão do futebol amador do município, o 2º Campeonato Municipal de Futebol Amador será iniciado no próximo domingo, 22. O gramado do estádio “Itatibão” receberá duas partidas: Vila Angélica e San Raphael, às 14h; e Celso Lanche contra o Guarapó, às 15h45.

A segunda edição do “Amador” contará com nove participantes em dois grupos: Guarapó, Celso Lanches, San Raphael, Vila Angélica e Lírio/XI Garotos estão no grupo A; e Independente, Bola Mais Um, Tóquio e Calhas Alpha/Tubarão formam o grupo B.

A competição terá uma fórmula de disputa distinta. Com cinco agremiações, a equipe com a pior campanha do grupo A será “rebaixada” para atuar na segunda divisão no ano seguinte.

Serão classificadas as três melhores equipes de cada grupo à segunda fase, formando dois novos grupos com três participantes. Posteriormente, os líderes desses grupos farão a decisão da segunda edição do Amador, disputada com uma bola personalizada com os logos dos finalistas.

Neste ano, as inscrições aos torneios municipais foram feitas pela internet. Barros destaca que essa não foi a única “novidade virtual” promovida pelo Departamento Municipal de Esporte.

Os interessados poderão conferir, pela internet, informações referentes às mais de 60 partidas das duas competições, como a classificação dos grupos, artilharia e melhor defesa.

Os dados do Amador podem ser conferidos através do link: bit.ly/2lLT7XI. Já as informações do Varzeano estão presentes no site: bit.ly/2kufVLr.

O gestor esportivo informa que, no site do Amador, haverá uma pontuação aos jogadores semelhante ao “fantasy game” (jogo fantasia) do Grupo Globo, denominado “Cartola FC”, no qual os atletas acumulam pontos de acordo com as ações dentro de campo.

Os jogadores das equipes que participação do Amador irão receber um link e senhas individuais para editarem o perfil deles. “No próximo ano, devemos utilizar esse sistema em todas as competições”, assegura.

Em 2019, os organizadores optaram pelas partidas serem sediadas em poucos estádios. Na primeira fase, o Amador promoverá os embates no “Itatibão” e na “Toca da Coruja”; já o Varzeano faz a estreia no campo do Clube de Campo e os demais jogos nos gramados do “José Rubens do Amaral Lincoln” e “Professor Simeão Sobral”.

Barros aponta que a mudança facilita a organização da tabela e logística das agremiações. Segundo ele, as novidades foram inspiradas em certames municipais realizados em Itu, Sorocaba e Tietê.

“Aos poucos, estamos implementando coisas que deram certo nos maiores campeonatos da região, adaptando-as à nossa realidade. Ainda temos a peculiaridade do sistema de pontuação ao estilo do Cartola FC”, observa.

Campeão da primeira edição do Amador pelo Calhas Alpha/Tubarão, Barros não entrará em campo neste ano. Como gestor esportivo, ele espera “jogar por todos”.

“Joguei por muitas equipes, mas, como atleta, não consegui estar com todos. Agora, na gestão da competição, terei a oportunidade de buscar um futebol melhor para todos”, concluiu Barros.

Publicidade
EMpresa Rosa
Paulo Motos

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome