Prefeitura amplia a entrega de próteses dentárias pelo CEO





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Equipe do CEO, Manu, beneficiária e secretária participaram de evento

 

No dia 1º, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, anunciou a ampliação do programa de distribuição de próteses dentárias gratuitas. O serviço é oferecido à população sem custo e, conforme a Prefeitura, transforma Tatuí no “único município de toda a região a oferecer esse benefício”.

Manu fez o anúncio em solenidade no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) quando fez a entrega de 40 dentaduras. Na ocasião, ele esteve acompanhado do coordenador de saúde bucal, Leandro Russo, do responsável pelo setor de próteses, Primo Agosta, e da secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França.

Os contemplados receberam “um novo modelo de prótese”. Segundo a Prefeitura, as dentaduras entregues são mais modernas e adaptáveis, garantindo “maior conforto e qualidade na mastigação de alimentos”.

A ação é fruto de parceria entre a Prefeitura e o governo federal, através do programa Brasil Sorridente. O objetivo é promover ações prevenção, recuperação da saúde bucal e o acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em nota enviada à imprensa, o dentista Walter Vitor Lança, coordenador do CEO, destacou que o número de próteses oferecidas à população vem crescendo progressivamente.

“Desde o início de 2013, o número de atendimentos cresceu de 60 para 90 por mês. Em outubro de 2014, chegamos a cem pacientes beneficiados. O nosso objetivo é que esse número cresça para que possamos atingir toda a demanda”, concluiu.

A entrega beneficiou a dona de casa, Norma Cardoso Machado, de 54 anos. Ela recebeu uma prótese completa e afirmou, por meio da Prefeitura, estar contente. “Mudará minha vida em tudo. Tanto na fala, com a melhoria da dicção, quanto na alimentação. Vou sorrir sem medo a partir de agora”, declarou.

Também via assessoria, o prefeito falou sobre a importância do programa e o benefício que traz diretamente à população. “Com este serviço buscamos aumentar a autoestima dessas pessoas, que, com novas e modernas próteses, poderão voltar a sorrir”, iniciou.

Conforme Manu, esse tipo de tratamento custa ,em média, R$ 1.000. “Muita gente não teria acesso a esse benefício se não fosse a Prefeitura. É um valor alto, mas que vale muito a pena. Afinal, saúde é sempre prioridade”, finalizou.

O Centro de Especialidades Odontológicas fica na praça Adelaide Guedes, sem número. O paciente que precisar de atendimento odontológico deve passar por consulta inicial com um dentista da unidade básica de saúde do seu próprio bairro.

Se o profissional diagnosticar que seja necessário atendimento específico, o cidadão será automaticamente encaminhado ao CEO. Mais informações pelo fone 3305-8517.