Prefeitura adquire máquina que limpa e recolhe resí­duos





A Prefeitura anunciou a aquisição de novo equipamento para a manutenção da cidade. Trata-se de uma máquina que realiza, em uma única operação, os serviços de capinação, limpeza e recolhimento de resíduos.

Em nota, a assessoria de comunicação informou que a ideia é “trazer maior praticidade e modernidade, conseguindo tornar melhor e mais dinâmico o serviço de conservação das ruas”.

A minicarregadeira, que tem função de roçadeira, está sendo utilizada pela Secretaria da Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura desde o fim do mês passado. O secretário Paulo Andreoli disse que “a aquisição é muito produtiva para o setor de limpeza publica”.

“A máquina vem para auxiliar nossa mão de obra, que continua ativa. Com o equipamento, será possível realizar uma média de 200 metros de limpeza por hora. Sem contar que ela traz mais segurança pelo fato de o operador não ter contato com os resíduos da limpeza”, declarou.

A máquina limpa e capina áreas consideradas de difícil acesso. Entre elas, os chamados meios-fios, laterais de prédios e depressões de vias, podendo ser utilizada em calçadas, depósitos e pátios. Ela conta com uma vassoura acoplada, que varre a sujeira e os detritos e os encaminha direto para a caçamba.

O funcionário que opera a máquina passou por treinamento. O equipamento está executando serviços de limpeza, varrição e capinação. Os dois primeiros bairros atendidos são a Colina Verde e o Thomaz Guedes.

Na próxima semana, a programação prevê trabalhos de capinação no centro da cidade. Atualmente, a equipe de limpeza conta com 40 funcionários, que realizam varrição, capinação e pintura de guias.

O setor realiza, também, a operação “cata treco”, com coleta de móveis velhos, sofás, camas e colchões. O recolhimento é feito mediante agendamento na sede da secretaria, à avenida Domingos Bassi, 1.000, Cecap.

Mais informações para solicitar retirada podem ser obtidas pelo telefone 3305-8611.