‘Práxis’ abre processo seletivo para ‘cursinho’ pré-vestibular

Coletivo oferece 40 vagas gratuitas para estudos intensivos

Da redação

As inscrições ao processo seletivo do curso pré-vestibular da Práxis “Professor Carlão” estão disponíveis. O Movimento Popular Práxis promoverá o curso intensivo, gratuitamente, para 40 jovens, durante os meses de março e novembro.

De acordo com o edital divulgado pelo coletivo estudantil, “o projeto visa oferecer a base necessária para que alunos de escolas públicas ou de baixa renda de Tatuí tenham acesso às vagas de cursos técnicos e de ensino superior público da região”.

O curso foi criado em 2018, a partir do “mandato compartilhado”. A experiência permite que um grupo de pessoas denominadas “vereadores populares” se articulem em torno da candidatura de um representante, o “vereador oficial” – neste caso, o parlamentar Eduardo Dade Sallum (PT).

É necessário que os interessados tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando o terceiro ano em 2020. Há preferência aos candidatos que estudaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa em escola privada, tendo renda per capita igual ou menor que R$ 1.045.

As atividades serão realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 18h45 às 22h20, com aulas de 45 minutos. O curso pré-vestibular ainda realizará plantão de dúvidas ao longo da semana, no período da tarde, e oficinas, aos sábados.

Os interessados em se candidatar ao processo seletivo têm até as 23h59 do dia 14 de fevereiro, uma sexta-feira, para realizar a matrícula, por meio do link: bit.ly/2vhwEq9.

A prova do processo seletivo acontecerá no dia 16 de fevereiro, um domingo, às 15, na Emef “João Florêncio”. Será cobrada taxa de R$ 5, referente aos custos de impressão de cada prova. O coletivo solicita a chegada dos candidatos até 20 minutos antes da aplicação do exame.

A avaliação será composta por 15 questões de matemática e interpretação de texto, além de uma proposta de redação. Cada candidato terá até 2 horas e 30 minutos para a conclusão da prova.

Na data do exame, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e declarações de renda e de escolaridade, podendo ser redigida a punho pelo candidato maior de idade ou por um representante legal, no caso dos menores. O movimento disponibiliza modelos dos documentos em página do Facebook.

Os 40 candidatos aprovados serão divulgados na rede social do Movimento Popular Práxis no dia seguinte da prova. Os selecionados na primeira chamada deverão entrar em contato com o coletivo até o dia 21 de fevereiro, uma sexta-feira, pelo telefone (15) 99794-7554, ou pelo e-mail: cursoprevestibulardapraxis@gmail.com.