Poupatempo





Dia 20 do mês passado marcou o tempo de três anos de atividades do Poupatempo de Tatuí. No período, foram mais de 712 mil atendimentos. A comemoração reuniu funcionários e o secretário-adjunto da Gestão Pública do Estado, Rogério Barreto.

A unidade foi a 23a a ser instalada no Estado (do total de 32). De acordo com a assessoria de comunicação do programa, mais de mil atendimentos são realizados diariamente pelo posto. A média mensal é de 23,5 mil.

A unidade conta com aproximadamente cem funcionários. Dois setores disputam a maior demanda: o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que efetua serviços relativos à carteira de habilitação (somando mais de 58 mil atendimentos) e ao licenciamento de veículos (62 mil), e o setor do IIRGD (Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt”), responsável pela emissão de carteira de identidade (quase 89 mil) e de atestado de antecedentes criminais (25 mil).

Por dia, o posto emite média de 130 carteiras de identidade, 100 licenciamentos, 90 carteiras de habilitação e 35 atestados de antecedentes criminais.

O Poupatempo ainda conta com órgãos como o Acessa São Paulo, que disponibiliza computadores para acesso à internet; Banco do Brasil; Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito); “E-Poupatempo”, que oferece salas equipadas para o acesso a serviços públicos de esfera estadual, municipal e federal disponíveis na Internet, com a orientação de funcionários especializados, além de atendimentos ligados à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

O secretário-adjunto citou que o Poupatempo de Tatuí é uma unidade de referência para o programa. “É um posto que tem 100% de aceitação da população em termos de qualidade. Então, passou a ser uma referência. Aqui, buscamos conhecer de que forma nosso administrador consegue manter a equipe integrada e apresentar resultado tão positivo”, afirmou.

A aprovação de 100% dos usuários foi atestada por pesquisa realizada pelo Vox Populi em 2012. A entidade apontou que o posto local tem avaliação positiva e unânime entre os usuários.

Na época, o Vox Populi ouviu mais de 20 mil usuários em todo o Estado. Os entrevistados responderam a questões sobre atendimento, solução de problemas, tempo de espera, entre outras.

Segundo Barreto, em praticamente todas as unidades do Estado, a média de aceitação da população está entre 97% e 100%. Ele atribui a alta aprovação ao “padrão Poupatempo” de atendimento.

“É quase impossível uma pessoa entrar aqui mal-humorada, do jeito que talvez ela entre, e sair desse mesmo jeito. Temos carinho, atenção e respeito no atendimento, para conseguir mudar essa situação. Ele sairá daqui extremamente satisfeito.”, comentou o secretário.

Para o administrador da unidade municipal, Daniel Leutz, o segredo também está no atendimento. “A população vê a maneira como a gente se sensibiliza pelo problema e se compromete em realmente prestar um serviço com cidadania, respeito e dignidade. Quando o cidadão entra aqui, nós tomamos o problema dele como nosso”, afirmou Leutz.

Segundo a assessoria de comunicação do Poupatempo, uma nova pesquisa de satisfação foi realizada em 2013. O resultado deverá ser divulgado em breve.

A aprovação expressiva do programa fez o governo do Estado ampliar o número de unidades do Poupatempo. O secretário-adjunto divulgou que quatro cidades da região serão contempladas com postos: Avaré, Itapetininga, Itapeva e Itu.

“A ideia era que a gente conseguisse atender ao maior número de municípios possíveis. Em todo Estado, serão 35 unidades novas. Elas serão menores, mas com os mesmos serviços. Também vamos gerar alguns milhares de empregos.”, afirmou.

O Poupatempo local fica na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 135, centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Informações sobre a lista completa de serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas podem ser obtidas no site do programa (http://www.poupatempo.sp.gov.br), ou pelo 0800-772-36-33.

“Mais do que um serviço, criamos um conceito sobre o modo de tratar e atender as pessoas”, destacou o secretário.

Entre os muitos serviços públicos – tão criticados, a maioria com razão -, alguns se destacam pela excelência. O Poupatempo é um deles. Tem razão o secretário-adjunto: criou um novo conceito – o qual, contudo, deve servir de exemplo aos demais.