Poupatempo retoma atendimento local a partir de quinta-feira

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Poupatempo reabre com atividades presenciais (foto: arquivo O Progresso)
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Da redação

O Poupatempo Tatuí retomará os atendimentos presenciais a partir desta quinta-feira, 10. A unidade realizava os procedimentos apenas via internet havia cinco meses, por causa da pandemia de coronavírus.

A unidade reabre com uma série de regras, mudanças e limitações para evitar aglomerações. A reabertura acontece com 30% da capacidade da unidade e o atendimento será feito somente com hora marcada.

Os agendamentos para todos os atendimentos presenciais estarão disponíveis nesta quarta-feira, 9, um dia antes da reabertura. A prioridade é oferecer atendimentos que exijam a presença do cidadão, como emissão do RG e a primeira emissão da Carteira Nacional de Habilitação.

Nesses casos, o cidadão pode marcar a data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

Para atendimento de RG, é preciso comparecer à unidade selecionada no dia e horário agendados, portando a certidão de nascimento ou casamento, original e cópia simples, ou mesmo o RG anterior, caso tenha sido emitido no Estado de São Paulo.

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Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação oficial com foto.

Caso não possa comparecer, o responsável deve assinar uma autorização, que pode ser acessada pelo link http://bit.ly/2txpHQY, para ser apresentada no ato do atendimento, junto com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura.

A reabertura gradual das unidades em todo o estado começou em 19 de agosto e segue as diretrizes do Plano São Paulo. Até esta terça-feira, 8, 35 postos já estavam reabertos para atendimento ao público.

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão e garantir a segurança da população e funcionários, estão sendo tomadas medidas de controle de acesso, distanciamento social e protocolos sanitários.

O acesso às unidades é permitido para quem tem horário agendado e a presença de acompanhantes é autorizada somente em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência, conforme informou a unidade.

O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.  A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação.

Segundo o órgão, os horários para agendamento podem ficar comprometidos caso a procura pelo serviço seja maior que a capacidade atual de atendimento. A assessoria salienta ser importante acompanhar os canais de agendamento para verificar a abertura de novas datas e horários.

Os postos do Poupatempo estão atendendo somente quem tiver dia e horário marcados. Contudo, a gestão estadual pontua que, na maioria das vezes, é possível receber atendimento pela internet.

No início de maio, o governo lançou o Poupatempo Digital, que oferece mais de 60 serviços. Para acessá-los basta baixar o aplicativo ‘Poupatempo Digital’, disponível para Android e IOS.

O login e a senha utilizados podem ser os mesmos que o cidadão acessa o site do Poupatempo. Se o serviço necessário não puder ser oferecido, o cidadão será direcionado à sessão de agendamento presencial.

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