Postos do AcessaSP de Tatuí­ podem ganhar rede sem fio





Postos do AcessaSP no município poderão ganhar rede de acesso à internet sem fio. A instalação de equipamentos que permitirão sinal “wifi” está prevista em edital lançado nesta semana pelo governo do Estado de São Paulo.

O processo será feito por meio da STSC (Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão). Ele prevê ampliação do acesso à internet por meio das redes sem fio, instalando equipamentos em mais de 300 unidades do AcessaSP neste ano.

Em funcionamento desde 2000, o programa de inclusão digital do governo paulista oferece gratuitamente computadores e conexão à internet para a população. Dos 849 postos em funcionamento atualmente, 174 têm rede wifi, além da conexão fixa.

De acordo com o governo, o número de usuários da rede sem fio mais que dobrou no ano passado: em 2014, foram 648 mil atendimentos por meio do sistema. A quantidade de pessoas atendidas pela rede saltou para 1,6 milhão em 2015.

Considerando também a rede fixa, os postos do AcessaSP contabilizaram, no ano passado, a marca de 6,5 milhões de atendimentos.

Os postos do AcessaSP foram criados pelo governo para atender a população que não tem acesso a internet. Segundo o governo, pesquisas sobre o uso da rede mundial no Brasil “têm mostrado que a necessidade de disponibilizar acesso existe, apesar dos avanços do serviço no país”.

Com a rede sem fio, os usuários do AcessaSP poderão se conectar à “web” usando também dispositivos móveis, como “smartphones”, “tablets” e “notebooks”.

As 849 unidades em funcionamento no Estado cobrem 589 municípios, 43 deles em zona rural. O AcessaSP funciona em parceria com as prefeituras e outros órgãos governamentais, como Poupatempo.

No edital do wifi, a contrapartida das prefeituras é “apoiar e incentivar o monitor do posto do AcessaSP a desenvolver um projeto, voltado para a comunidade local, para potencializar o uso daquela unidade”.

Serão consideradas iniciativas inovadoras de tecnologias da informação e comunicação, como desenvolvimento de software livre, aplicativos e cultura “hacker”.

Tatuí possui três unidades do programa, as quais oferecem acesso grátis. Elas funcionam no Centro Cultural Municipal, à praça Martinho Guedes (Santa), 12, no centro; junto ao Poupatempo, à avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 135, também no centro; e na rua Osmil Martins, 305, no Jardim Santa Rita de Cássia. Este último entrou em operação no mês de fevereiro.