Posto do Poupatempo comemora 3 anos





Rafael Segato

Funcionários do Poupatempo  participam de confraternização para comemorar três anos da unidade

 

Na sexta-feira, 20, o Poupatempo de Tatuí completou três anos de funcionamento com a marca de mais de 712 mil atendimentos desde a inauguração, em 2010.

A comemoração do aniversário reuniu funcionários do posto em confraternização na própria manhã de sexta-feira – antes do início do expediente – e teve a visita do secretário adjunto da Gestão Pública do Estado de São Paulo, Rogério Barreto.

A unidade foi a 23ª a ser instalada no Estado (do total de 32). De acordo com a assessoria de comunicação do programa, mais de mil atendimentos são realizados diariamente pelo posto. A média mensal atual é de 23,5 mil.

A unidade conta com aproximadamente cem funcionários. Dois setores disputam a maior demanda dos atendimentos: o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que faz serviços relativos à carteira de habilitação (somando mais de 58 mil atendimentos) e ao licenciamento de veículos (62 mil), e setor do IIRGD (Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt”), responsável pela emissão de carteira de identidades (quase 89 mil) e atestado de antecedentes criminais (25 mil).

Por dia, o posto emite média de 130 carteiras de identidade, 100 licenciamentos, 90 carteiras de habilitação e 35 atestados de antecedentes criminais.

O Poupatempo ainda conta com órgãos como o Acessa São Paulo, que disponibiliza computadores para acesso à internet; Banco do Brasil; Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito); “E-Poupatempo”, que oferece salas equipadas para o acesso a serviços públicos de esfera estadual, municipal e federal disponíveis na Internet, com a orientação de funcionários especializados, além de atendimentos ligados à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

Referência

A O Progresso, o secretário adjunto da Gestão Pública citou que o Poupatempo de Tatuí é uma unidade de referência para o programa.

“É um posto que tem 100% de aceitação da população em termos de qualidade. Então, passou a ser uma referência para nós. Aqui em Tatuí, buscamos conhecer de que forma nosso administrador consegue manter a equipe integrada e apresentar resultado tão positivo”, afirmou Barreto.

A aprovação de 100% dos usuários foi atestada por pesquisa realizada pelo Vox Populi em 2012. A entidade apontou que o posto do município tem avaliação positiva e unânime entre os usuários.

Na época, o Vox Populi ouviu mais de 20 mil usuários em todo o Estado. Os entrevistados responderam a questões relativas a atendimento, solução de problemas, tempo de espera, entre outras.

Segundo Barreto, em praticamente todas as unidades do Estado, a média de aceitação da população está entre 97% e 100%. Ele atribui a alta aprovação dos postos ao “padrão Poupatempo” de atendimento.

“Temos equipes integradas, gestores interessados e preocupados em fazer com que o atendimento da população tenha esse resultado tão positivo”, disse.

“É quase impossível uma pessoa entrar aqui mal humorada, do jeito que talvez ela entre, e sair desse mesmo jeito. Temos carinho, atenção e respeito no atendimento, para conseguir mudar essa situação. Ele sairá daqui extremamente satisfeito.”, completou o secretário.

Para o administrador da unidade municipal, Daniel Leutz, o segredo também está no atendimento.

“A população vê a maneira como a gente se sensibiliza pelo problema e se compromete em realmente prestar um serviço com cidadania, respeito e dignidade. Quando o cidadão entra aqui, nós tomamos o problema dele como nosso”, considerou Leutz, que trabalha no posto desde a implantação.

Segundo a assessoria de comunicação do Poupatempo, uma nova pesquisa de satisfação foi realizada em 2013. Porém, os dados ainda serão processados pela empresa de pesquisa de opinião. O resultado deverá ser divulgado no início do ano que vem.

Novas unidades

A aprovação expressiva do programa fez o governo do Estado ampliar o número de unidades do Poupatempo. O secretário adjunto divulgou que quatro cidades da região serão contempladas com postos: Avaré, Itapetininga, Itapeva e Itu.

A expectativa é de que Itapeva receba a unidade em fevereiro de 2014 e os outros três municípios, no mês de março. Barreto explica que os novos postos serão menores que o Poupatempo de Tatuí.

“A ideia era que a gente conseguisse atender ao maior número de municípios possíveis. Em todo Estado, serão 35 unidades novas. Elas serão menores, mas com os mesmos serviços. Também vamos gerar alguns milhares de empregos.”, afirmou.

Entre as cidades do Estado que receberão o programa, estão: Americana, Araras, Assis, Barretos, Caieiras, Catanduva, Cotia, Diadema, Fernandópolis, Guarujá, Jacareí, Mauá, Ourinhos, Pindamonhangaba, Praia Grande, Registro, Santo André, São João da Boa Vista, Taboão da Serra e Votuporanga.

“Não tenho dúvidas que a população considera o Poupatempo imprescindível para atender suas necessidades. Mais do que um serviço, criamos um conceito sobre o modo de tratar e atender as pessoas”, destacou o secretário.

O Poupatempo de Tatuí fica na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 135, centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Informações sobre a lista completa de serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas podem ser obtidas no site do programa (http://www.poupatempo.sp.gov.br), ou pelo 0800-772-36-33.