Pose diferente

10636
Arquivo Cláudio Aldecir
Publicidade

Uma pose que faz lembrar aquelas dos times de futebol das décadas de 1920/30/40, Germânia, Paulistano e/ou Palestra que se posicionavam assim para o tal registro fotográfico.

Desta maneira a equipe santista fez a pose, isso em 30 de maio de 1971, saindo da tradicional, defesa em pé, linha de ataque agachada, isso no gramado do estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, antes de um clássico contra o Palmeiras.

Em pé; Moreira, Ramos Delgado, Cejas, Marçal e Rido. Agachados: Pelé, Clodoaldo e Nenê. Sentados: Rogério, Ferreti e Edu, do treinador Mauro Ramos de Oliveira.

Essa partida, com a arbitragem de Oscar Scolfaro, gerou polêmica, muita discussão, reclamação contra o juiz e coisa e tal, Edu fez o gol do alvinegro, Dé empatou e Leivinha, em completo impedimento, estabeleceu a vitória do alviverde, gerando a tal confusão.

Pois bem, além da pose inusitada para a época, a partida ficou na história do futebol devido a esse erro de arbitragem, todavia é bom resaltar que Scolfaro foi um dos maiores árbitros do futebol paulista, claro que os santistas nunca irão concordar.

Publicidade

Memória e interessantes histórias do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade

Publicidade