PM intensifica rondas no perí­odo de Carnaval nas áreas centrais de Tatuí­





A Polícia Militar intensificará a fiscalização durante o Carnaval. A partir de sexta-feira, 28, os policiais estarão em escala extra de trabalho, com a intenção de proporcionar mais segurança à população.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia da PM, capitão Kleber Vieira Pinto, o planejamento e as escalas já foram feitas, e os policiais, nas folgas deles, retornarão ao serviço para reforçar o policiamento.

A PM ficará concentrada na rua 11 de Agosto enquanto ocorrerem os desfiles e, depois, seguirá para o coreto da praça, onde acontecerão os shows. Kleber afirma que os serviços nos bairros ocorrerão normais e não ficarão prejudicados.

De acordo com o capitão, como só vai haver festividades de Carnaval na área central, facilitará “muito” para a PM, pois não será necessário enviar policiamento “extra” nos bairros, no período da tarde. O que “facilita, otimiza e melhora o efetivo para a gente se concentrar nas noites de Carnaval”, acrescentou.

Kleber diz que a força tática, Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), canil, policiamento a pé e com viaturas serão responsáveis por garantir a segurança da população nas noites de festa.

Por questões estratégicas, o capitão não fala a quantidade de policiais que farão rondas no Carnaval. Segundo ele, o policiamento, somado com a GCM (Guarda Civil Municipal) e seguranças particulares, será suficiente para “dar conta” das festividades.

“Vários anos para cá, uma série histórica de anos, nós não temos problemas de aumento de criminalidade na época de Carnaval. O ano passado foi muito tranquilo. E, com essa sistemática da Prefeitura, de concentrar as festividades na área central, facilita muito para fazer a segurança”, afirmou Kleber.

De acordo com o capitão, não há expectativa de aumento dos índices criminais de 2013 para este ano.

A PM está preocupada e focada nos delitos homicídio, roubo e furto. O roubo e furto de carros é algo inquietante para Kleber, pois, segundo ele, as pessoas estacionam em locais de pouca iluminação, locais ermos e em ruas afastadas, o que facilita as ocorrências.

Para evitar problemas, a PM pede que o público evite sair de carro e pegue carona para ir às festividades, contribuindo com o menor número de veículos possível.

Kleber diz que, “como o policiamento vai estar concentrado na área central, se você estacionar um pouco mais distante, existe uma vulnerabilidade. Então, nós pedimos que não venham de veículo, para diminuir o trânsito e dificultar a ação de ladrões”.

O capitão lembra que danos ao patrimônio público e ao particular também são crimes e ocorrem bastante em época de Carnaval. Nestes casos, é importante que sejam registrados boletins de ocorrência.

Se houver “somente uma baderna” que não chegar a se configurar um crime – de pequeno potencial ou comum -, os autores serão orientados e liberados.

Fazer necessidades fisiológicas em áreas abertas e públicas pode configurar crime de ato obsceno ou pode se enquadrar no código de postura do Município.

O capitão afirma que este não será um comportamento que passará ileso sob “as vistas da lei”. Se alguém for pego praticando este ato, será conduzido à delegacia, e serão tomadas as devidas providências.

As infrações de trânsito também serão fiscalizadas e autuadas durante o Carnaval. Kleber afirma que, neste período, com a utilização do etilômetro, será aumentado o número das chamadas “ODS” (Operação Direção Segura).

De acordo com o capitão, as ODS são feitas semanalmente e visam coibir infrações e crimes de trânsito por utilização de álcool ao volante.

Kleber diz, ainda, que a maioria dos acidentes no Carnaval está envolvida com o consumo de bebida alcoólica feito por condutores. Ele diz que não é somente nos períodos de festa que ocorrem acidentes envolvendo motoristas embriagados.

O capitão afirma: “Nossas estatísticas apontam que a maioria dos acidentes em finais de semana tem envolvimento com o uso de álcool, e o número de prisões por embriaguez ao volante é um número alto no município”.

“Nós fizemos campanha de orientação, de divulgação, mas, mesmo assim, ‘eles’ estão dirigindo embriagados, estão se envolvendo em acidentes, sendo autuados e presos. A gente espera que esse número (de autuações) diminua com nossas frequentes fiscalizações”.

De acordo com Kleber, a parte de fiscalização, fluidez e estacionamento dos veículos ficará sob responsabilidade da GCM e dos agentes de trânsito.

O capitão lembra que há determinadas fiscalizações, como a de trânsito, e autuações que a PM não tem competência para fazer, por não possuir convênio de trânsito firmado com a Prefeitura Municipal.

Nas festividades de Carnaval, a PM contará com o apoio do Conselho Tutelar para fiscalização referente a menores de idade ingerindo bebida alcoólica.

De acordo com Kleber, o conselho estará nas ruas, com sistema de plantões, trabalhando em conjunto com os policiais militares.

Se adolescentes e crianças forem flagrados ingerindo álcool, os conselheiros serão acionados pela PM, será registrada ocorrência e os pais ou responsáveis dos menores poderão ser responsabilizados pelo ato de infração.

Orientações

A PM lembra que é preciso evitar excessos com bebidas alcoólicas e lembrar que volante e álcool não combinam. Também não parar veículos em locais afastados, pois eles poderão ser alvos de furtos ou roubos.

Ao sair das residências, deixar uma luz acesa e avisar um vizinho, para que, se algo “anormal” acontecer, ele possa tomar providências.

“Tomar conta” de seus pertences: dinheiro, bolsas e carteiras. Não carregar muita quantidade de dinheiro – são preferíveis os cartões de crédito e débito –, evitar ficar com carteiras aparecendo nos bolsos e carregar as bolsas na frente do corpo.

De acordo com o capitão, os “roubadores e furtadores”, primeiro, estudam a vítima, dando uma breve olhada se ela está vulnerável e se está atenta. “Cuidando de seu bem, sendo ‘esperta’, a pessoa, dificilmente, vai ser vítima. Então, a gente pede para que as pessoas tenham atenção, porque isso diminui o número de delitos”, acrescentou.