Pesquisa virtual tem empate a respeito de implantação de gatil





A possibilidade de implantação de um gatil (espaço municipal mantido para abrigar gatos abandonados) em Tatuí é motivo de indecisão. Enquete virtual promovida pelo jornal O Progresso nesta semana aponta que o assunto divide opiniões.

A pesquisa virtual registrou empate na escolha das duas opções disponíveis para voto. O resultado apontou que metade dos leitores acredita que Tatuí comporta um gatil. Exatamente a outra metade, 50%, votou na opção “não” como resposta.

O questionamento esteve acessível na página principal de “O Progresso Digital” (acessível em www.oprogressodetatui.com.br) desde a tarde do sábado passado, 5. Os leitores tiveram, praticamente, uma semana para emitir opiniões por meio das opções. A votação terminou às 15h de sexta-feira, 11.

A pergunta teve como base reportagem publicada na edição do dia 6 e que tratava da “Feira de Adoção do Canil Municipal”. O evento realizado pela Prefeitura, com apoio da ONG (organização não governamental) Ani+ disponibilizou 12 filhotes que estavam no canil para adoção. Ele aconteceu no dia 28 de junho, na Praça da Matriz, e deverá ser promovido mensalmente.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Máximo Machado Lourenço, um dos objetivos do evento foi estimular a posse responsável. “Nós preparamos esses animais para que eles fossem colocados à adoção e que pudessem ter um cuidado mais afetivo”, afirmou o secretário.

Ainda conforme ele, os cachorros que vão parar no Canil Municipal recebem tratamentos de saúde, como castração, vermifugação e vacinação.

O secretário afirmou, também, que os cuidados com os cães são tomados a fim de evitar “problemas de saúde pública”, especialmente a proliferação de doenças.

Máximo afirmou que a “Feira de Adoção do Canil Municipal” foi importante para oferecer melhores condições de vida aos cachorros e diminuir o abandono.

Voluntários da ONG Ani+ vão monitorar famílias que adotaram cães e verificar as condições de tratamento dos animais. Os membros da organização atuam no Canil Municipal desde janeiro deste ano e em seis meses promoveram resgates de animais e trabalharam no sentido de melhorar as condições de saúde dos que já estavam no local.

Luana Soares Muzille, coordenadora da ONG, afirmou que o grupo realizou diversas ações de castração de animais de rua. Conforme ela, o trabalho ajudou a reduzir “bastante” o número de cães que vão parar no Canil Municipal.

De acordo com Luana, a Ani+ também realiza trabalhos com gatos, porém não há como fazer grandes ações, porque a cidade não dispõe de um gatil.

Ainda conforme a voluntária, a ONG faz resgate de bichanos de rua, porém, eles ficam em “lares provisórios”, porque não há um local específico para alocá-los.

Nesta semana, o jornal quer saber a opinião dos leitores a respeito das inaugurações de obras que estão sendo programadas pelo Executivo. Por ocasião do aniversário do município, a Prefeitura pretende fazer a entrega de, pelo menos, três dispositivos.

São eles: a Escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Concha Acústica e a Creche-Escola “Vicente de Camargo Barros”, na avenida Cônego João Clímaco de Camargo, 8.

Também há a expectativa da entrega do Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas). O novo prédio, entretanto, está passando por adaptações.

Os anúncios foram feitos pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, nesta semana. Conforme ele, ainda não há data definida para as inaugurações.

A partir das previsões, o bissemanário pergunta: “Em sua opinião, qual das obras previstas para inauguração você considera mais importante para os munícipes?”. As respostas são: “Escola do Senai”, “Concha Acústica”, “creche” e “Cemem”.

O questionamento pode ser respondido até a tarde desta sexta-feira, 18, sendo que os leitores poderão acompanhar o resultado parcial no decorrer da semana. O final será divulgado na edição que circula no domingo que vem, dia 20.