Peça sobre futebol será apresentada de graça em creches





Lucas Mercadante

Apresentações acontecerão segunda e terça-feira, 8

 

O Ministério da Cultura e a CCR SPVias apresentam o projeto “BuZum!”, com o espetáculo “O Mundo é uma Bola”, segunda-feira, 7, e terça-feira,8, em Tatuí.

As apresentações serão gratuitas e acontecerão em seis sessões diárias, três na parte da manhã, às 9h30, e três às 13h30.

Na segunda-feira, 7, o espetáculo será na Creche Municipal “Profª Maria Zeneide de Almeida Mello”, no bairro Santa Rita. Na terça-feira, 8, será a vez da Creche Municipal “Prof. Mário Araújo Junior”, na vila Angélica.

De acordo com a assessoria de imprensa do “BuZum!”, o espetáculo faz parte de projeto itinerante que passa por várias cidades do país, “para levar teatro às crianças que estão nas escolas”.

Ainda conforme a assessoria, o projeto tem três anos de existência e já chegou a mais de 160 mil crianças em 125 cidades. Durante abril, “BuZum!” estará em dez cidades do interior de São Paulo.

Segundo a assessoria, a companhia desenvolve a premissa de unir o teatro à educação, tendo se apresentado em mais de 250 escolas.

Com esse objetivo, apresenta “O Mundo é uma Bola”, espetáculo que conta a história do futebol, desde a sua criação, por meio do teatro de bonecos.

“A peça conta, de maneira lúdica e divertida, a história e a evolução do futebol, desde a China, passando por Grécia, Roma, até a chegada na Inglaterra”, contou Mariane Gutierrez, coautora do espetáculo, juntamente com Beto Andreetta.

Com direção de Wanderley Piras, o espetáculo une técnicas do teatro de animação, mostrando como o esporte foi trazido ao Brasil, tornando-se uma “febre nacional” desde a chegada do esportista Charles Miller, explicou a assessoria.
“Utilizamos uma técnica muito antiga do teatro de animação chamada “toy theather”, teatro de brinquedo, ou teatro de papel, que usa bonecos em duas dimensões”.

“A história do futebol tem muitas curiosidades desde o seu surgimento, 5.000 anos atrás”, afirmou Mariane.

O espetáculo é voltado para alunos do ensino infantil e fundamental. Segundo a assessoria, o projeto disponibiliza, para as escolas, em parceria com o Instituto Saberes, material pedagógico desenvolvido para os educadores trabalharem temas transversais em sala de aula e um “kit teatrinho”, para as crianças se aproximarem da arte de interpretar.