Peça ‘Nós(otros)’ é selecionada para Mostra de Teatro Estudantil do Tusp

Espetáculo foi escrita e produzida por alunos do curso de teatro do CDMCC

266
Cena de “Nós(otros)”, experimento cênico criado por estudantes de teatro locais (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

O espetáculo “Nós(otros)”, produzido pelo Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, está entre os nove selecionados para integrar a 2ª Mostra de Teatro Estudantil do Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp).

A peça foi escrita e montada por alunos do terceiro ano do curso de teatro adulto da instituição, sob a orientação e direção do professor Flávio Melo, e será encenada em São Paulo, dias 7 e 8 de março, com entrada gratuita.

“Trata-se de uma mostra teatral que o Departamento de Teatro da USP realiza, anualmente, entre as instituições de ensino da arte teatral. Fico feliz de informar que fomos selecionados em meio às maiores instituições de formação de atores e pesquisa do Brasil”, celebra o professor.

Segundo ele, a seleção dos trabalhos para a mostra levou em consideração vários critérios, como: consistência do projeto, viabilidade técnica, comprovação do vínculo dos participantes com a instituição de ensino e disponibilidade de participação na mostra.

Na lista dos selecionados, o Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí aparece ao lado de trabalhos produzidos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Teatro Escola Macunaíma, Célia Helena e pela própria USP.

Publicidade

De acordo com os organizadores, o Tusp tem por objetivos difundir as artes cênicas em suas mais diversas manifestações e formas de expressão; estimular o desenvolvimento de grupos teatrais estudantis; e propiciar, pelo teatro, a integração entre a comunidade interna e externa da universidade.

Ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e sediado, desde 1996, no histórico prédio da rua Maria Antônia, no centro da capital paulista, o Tusp oferece ao público uma variada programação de apresentações teatrais, encontros, palestras, oficinas, seminários e mostras, definida por convites, editais ou curadorias.

Com o objetivo de dar visibilidade à pesquisa e à produção teatral de âmbito universitário, a programação do Tusp procura contemplar tanto trabalhos de companhias e coletivos consagrados como de recém-egressos de escolas de formação em artes cênicas.

“Tais ações são potencializadas pela presença de agentes culturais que procuram estimular a produção cultural no interior do Estado através de intercâmbios artístico-pedagógicos”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do CDMCC.

O espetáculo

“Nós(otros)” é um experimento cênico criado por estudantes de teatro do terceiro ano do curso de teatro adulto do Conservatório de Tatuí em 2019. Utilizando-se como metodologia de trabalho o processo colaborativo, o grupo criou a dramaturgia e a proposição estética que compõem o espetáculo.

(foto: AI Conservatório)

Com duração de aproximadamente 95 minutos, os atores desenvolvem uma narrativa não linear, tentando compreender os efeitos do tempo na vida humana.

A peça narra passagens da vida de quatro figuras humanas – Helena, Rosa, Lucas e Horácio – em perspectivas temporais diferentes: Rosa e Lucas, do dia do nascimento até a morte; e Helena e Horácio, do dia de morte até o nascimento.

“Em meio às passagens, os alunos/atores lançam mão de experimentos cênicos que visam realocar a leitura do público sobre a linearidade temporal das narrativas”, ainda segundo a assessoria.

O projeto tem o intuito de “renovar o olhar sobre o tempo que conduz a vida para a morte e as possibilidades reversivas do tempo”. É uma peça teatral com classificação indicativa para maiores de 14 anos, composta de “momentos cômicos, poéticos e políticos”.

“Para a composição do espetáculo, fez-se uso de técnicas de atuação épica, tais como a narrativa, o efeito de distanciamento, o coro e a exploração dos gestos sociais”, segue a assessoria.

O elenco traz Ana Laura Pires, Augusto Gaisler, Brenda Camargo, Gabriel Bertin, Giovanna Vieira, Gisele Camargo, Jéssica Vieira, Julia Mastromauro, Leandro Silva, Leonardo Marcondes, Léo Rissetti, Luigi Lourenço, Renata Nunes, Shanandra Ferreira, Silvio Zanchetta e Yana Constantino.

As apresentações na capital, dias 7 e 8 de maço, acontecem às 20h. O Teatro da Universidade de São Paulo fica na rua Maria Antônia, 294, Consolação, próximo ao Metrô Santa Cecília. A entrada é gratuita.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome