Paula Molinari ministra workshop gratuito no CDMCC





A cantora Paula Molinari, formada em canto erudito (ópera) e especializada em música antiga e música vocal do século 20, ministra workshop gratuito no Conservatório de Tatuí. A aula técnica será nesta sexta-feira, 18, a partir das 13h, no Auditório da Unidade II, localizado na rua São Bento, 808, no centro.

Paula Molinari é a primeira “Roy Hart Theatre Voice Teacher” do Brasil, formação que lhe confere a prática da performance numa união da música vocal e do teatro.

Na aula, ela trabalhará a perspectiva da voz e através da voz, enfocando traços de humor, de desejos, de conquistas. “Descobrindo a voz caminhamos até o despertar da expressão e a conexão com a interpretação”, iniciou em nota. “Da voz emerge também o movimento. A voz é, aqui, elemento revelador dos conteúdos inconscientes humanos na matéria sonora, na oralidade e a serviço da criação artística. Qualquer pessoa pode desenvolver sua capacidade criativa e expressiva conectando-se através da voz às suas potencialidades”, completou a cantora por meio da assessoria do Conservatório.

Paula Molinari é precursora dos estudos da “Pedagogia Wolfsohn” como área do conhecimento acadêmico em âmbito mundial. Professora universitária, ela é docente no Brasil e, atua como convidada, em outras instituições latino-americanas instaladas na Argentina, Chile, Colômbia e Costa Rica.

Integra o “Abraxas Voice Institute”, nos Estados Unidos, e o Centro de Estudos da Oralidade da PUC (Pontifícia Universidade Católica), de São Paulo. É coordenadora dos cursos de música (graduação e pós-graduação), da FACCAMP (Faculdade de Campo Limpo Paulista) e fundadora/diretora do Latin Theatre International Wolfsohn and Hart Voice Work que mantém o Centro de Estudos de Voz Wolfsohn.

É performer atuando junto ao Teatro Abya Yala, em Costa Rica. Tem intensa atividade como pesquisadora de música ritual, fato que lhe coloca como membro ativo da Equipe de Reflexão de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Interessados podem efetuar a inscrição na própria Unidade II, junto aos inspetores pedagógicos. São oferecidas 40 vagas.