Para 71%, falta em consultas é resultado de ‘demora’

194
Publicidade
Siltec





A “demora no agendamento” é apontada pela maioria dos leitores do jornal O Progresso como o principal motivo das faltas nas consultas registradas pela Secretaria Municipal de Saúde. Na semana passada, a pasta divulgou os números de agendamentos em janeiro e na primeira quinzena de fevereiro.

De acordo com o titular da pasta, enfermeiro Jerônimo Fernando Dias Simão, no primeiro mês do ano, a Prefeitura contabilizou 3.853 agendamentos e 905 faltas. O balanço considera somente consultas com clínicos gerais, pediatras e ginecologistas marcadas nas UBSs (unidades básicas de saúde).

Na avaliação dos leitores do bissemanário, a principal causa desse “fenômeno” é o tempo de espera pelo atendimento. As consultas com oftalmologistas, por exemplo, não estão regularizadas, conforme o secretário.

Simão informou que há um total de 3.280 pessoas aguardando marcação com oftalmologistas. Entretanto, o secretário disse que, para as demais especialidades, o prazo de espera pode ser de, no máximo, 30 dias.

Publicidade
Siltec

O jornal perguntou aos leitores sobre os motivos que levam as pessoas a não comparecerem aos consultórios. Para 71%, a demora no agendamento é a causa. Outros 18% votaram em “esquecimento” e 11% opinaram por “outros compromissos”.

A pergunta foi levada “ao ar” na manhã do dia 25 de fevereiro, recebendo votos até a tarde de sexta-feira, 3, em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

Por meio do mesmo veículo, o jornal propõe nova enquete. Mais uma vez, a pesquisa tem como tema medidas anunciadas pelo DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana).

O setor vai instituir, neste mês, um sistema de vagas de curta duração (máximo de 30 minutos) para regular o estacionamento de veículos no centro (reportagem nesta edição).

Com base na proposta, o bissemanário pergunta: “Você costuma estacionar por mais de 30 minutos no centro?”. As respostas são: “sim” e “não” e podem ser escolhidas até a tarde do dia 10, com resultado no dia 12.


Publicidade
Siltec