ótimo América





Sumidão dos meios jornalísticos, o América, de São José do Rio Preto, sempre esteve presente nos disputadíssimos campeonatos da então divisão especial do futebol de São Paulo. Os anos 1960 e 70 marcaram o clube pelas ótimas formações, sempre dando trabalho aos adversários.

De lá, saíram bons jogadores, entre eles, Mirandinha (ex-Corinthians e São Paulo), Cabinho, centroavante artilheiro. Outro atacante de bons predicados foi Ladeira (na foto), que ganhou grande projeção no futebol do Rio de Janeiro, ao conquistar o título carioca de 1966, defendendo o Bangu. Ele, Adailton Ladeira, de Limeira (SP), que começou no Guarani, de Campinas.

O América, a Ferroviária, de Araraquara, o Paulista, de Jundiaí, o XV de Piracicaba, e o de Jaú, Taubaté, São Bento, de Sorocaba, sempre foram destaques, abrilhantando o campeonato paulista, além de atrair grande público, que lotava seus estádios. O tempo e o futebol são diferentes nos dias atuais, deixando essas equipes históricas esquecidas.

A foto, de 1965, marca jogo em casa, quando não conseguiu superar o melhor Palmeiras. Com gol de Servilio, foi derrotado pelo placar mínimo. Em pé: Tarciso, Neuri, Mota, Tubá, Nelson Coruja e Ambrosio. Agachados: J. Alves, Milton, Ladeira, Cuca e Nilson.

Tarciso, Neuri e Nelson foram titulares no Palmeiras. Nilson, ponta habilidoso, defendeu a Portuguesa de Desportos, Corinthians e Atlético Paranaense. Grandes clubes, inesquecíveis jogadores que fizeram a alegria de uma geração.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade