“Os Saltimbancos” é atração da semana no Conservatório

Superprodução voltada para o público infnatil conta com participação de Orquestra de Cordas e Coro

Três grupos do Conservatório de Tatuí participarão da peça “Os Saltimbancos”, que estará em cartaz entre quinta-feira, 6, e sábado, 8, teatro “Procópio Ferreira”. A superprodução voltada ao público infantil conta com a Orquestra de Cordas Infantojuvenil, o Coro Infantil e atores do setor de artes cênicas. A série de três apresentações inicia sempre às 20h e tem entrada gratuita.

“Os Saltimbancos” tem autoria de Chico Buarque, que escreveu as letras com base em “Os Músicos de Bremen”, obra do folclore alemão criada pelos irmãos Grimm. A música tem a assinatura de Luiz Enriquez e a apresentação em Tatuí conta com arranjos vocais de Júlio César de Figueiredo e arranjos para orquestra de Daniel Lazala e Guilherme Sparrapan.

A peça conta a história de quatro animais – um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro – interpretados pelos atores Rodrigo Cotrim, Tamires Carvalho, Tatiane Villega e Washington Domingues. Os personagens sofrem na fazenda em que vivem e resolvem fugir para a cidade, onde pretendem viver como músicos.

“Os animais não chegam à cidade e a peça mostra o caminho percorrido por eles até chegar ao novo destino deles”, comentou Míriam Candido, regente do Coro Infantil, por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação.

Atores do setor de artes cênicas do Conservatório também participam da produção

A trajetória do quarteto é contada em 13 canções: “Bicharia”, “O Jumento”, “Um Dia de Cão”, “A Galinha”, “História de uma Gata”, “A Cidade Ideal”, “Minha Canção”, “A Pousada do Bom Barão”, “A Batalha”, “Todos Juntos”, “Esconde-Esconde”, “Todos Juntos” e “Bicharia”.

O conjunto vocal, cujos integrantes também participam das cenas, começou a trabalhar com “Os Saltimbancos” em 2016, apresentando uma prévia de cinco músicas naquele ano e na 1a Semana de Prática de Conjunto de 2017.

Míriam Cândido, regente de coro, e Eduardo Augusto, regente da Orquestra de Cordas Infantojuvenil, destacam que se trata de uma produção paralela dos dois grupos. “Ao mesmo tempo, os conjuntos se dedicaram a outros trabalhos”, comentou o maestro.

“É um grande desafio, por se tratar de um repertório totalmente diferente do que é feito por essa orquestra. Naturalmente, os músicos também adotam uma expressão cênica”, acrescentou.

O teatro “Procópio Ferreira” fica à rua São Bento, 415, no centro. Informações sobre as apresentações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-8464.