Orquestra Jovem de Violoncelos ocupa a Matriz neste sábado

Orquestra de Violoncelos teve o nome inspirado em Villa-Lobos (foto: AI Prefeitura)

Neste sábado, 16, às 11h, na Praça da Matriz, o Projeto Música na Praça, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com o Conservatório e com apoio cultural da Coop (Cooperativa de Consumo), Padaria Onze e Abaçaí Cultura e Arte, apresenta a Orquestra Jovem de Violoncelos do Conservatório de Tatuí.

Criada no ano de 2015, a orquestra teve o nome inspirado em ideia do compositor Heitor Villa-Lobos, que batizou uma de suas obras, escrita para oito violoncelos, de “Orquestra de Violoncelos”.

Formada por alunos do nível avançado do Setor de Cordas Sinfônicas (a partir do décimo semestre), a orquestra segue tendências de escolas do mundo inteiro, apresenta arranjos, adaptações e transcrições de obras de “alto nível técnico e de performance”.

A Orquestra Jovem de Violoncelos do Conservatório de Tatuí tem como professor responsável o músico Túlio Padilha. Ele iniciou os estudos de violoncelo na Associação Jahn Sorhein, com Gilberto Massambani.

Ingressou no Conservatório de Tatuí e, como bolsista, foi selecionado para o “Jungerorchester Festival SG 2003”, realizado no Cantão Saint Gallen, na Suíça.

É bacharel em música, com habilitação em violoncelo pela Unesp, na classe de Zygmunt Kubala. Como violoncelista convidado, participou de várias orquestras, entre elas: Orquestra Sinfônica do Estado de Mato Grosso; Orquestra Sinfônica da USP; Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo; Orquestra Sinfônica de São Caetano; Orquestra Sinfônica de Santo André; Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo; Camerata Fukuda; Orquestra de Câmara da Unesp; Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto; Orquestra Sinfônica de Sorocaba; Banda Sinfônica do Exército Brasileiro; Orquestra Metropolitana de São Paulo; Orquestra Filarmônica de São Carlos; Cappella dei Giovani, Aarau (Suíça); Orchester Musica Sine Fine, Lenzburg (Suíça); Jungsinfonie Orchesterwoche, Ligerz, Suíça.

Foi professor do projeto Guri, do Guri Santa Marcelina e, atualmente, dá aulas de violoncelo e música de câmara no Conservatório de Tatuí.

Integra, também, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e o Quarteto de Cordas de Tatuí. É parceiro e consultor do Pró Corda e idealizador da Amlat (Associação de Músicos, Luthiers e Atores de Tatuí).